Você está em: Publicações > Capítulos de livros > Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Da tecnologia da escrita à tecnologia da Internet. A escrita na Internet: nova forma de mediação e desenvolvimento cognitivo?

Autor: Maria Teresa de Assunção Freitas

Resumo:

Que mudanças o computador e a Internet poderão imprimir em nosso meio? Que novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática? É preciso compreender que a sucessão da oralidade, da escrita e da informática, como modos fundamentais de gestão social do conhecimento, não se dá por simples substituição, mas, antes, por complexificação e deslocamentos de centros de gravidade. O saber oral e os gêneros de conhecimento fundados sobre a escrita ainda existem e irão continuar existindo sempre. E, hoje, não estaria a Internet integrando, de uma maneira nova, oralidade e escrita? Uma outra relação com o texto e com a escrita não estaria sendo possibilitada pela Internet? São questões que se nos apresentam, e, diante delas e dos avanços mais recentes da Internet, não podemos ter uma visão pessimista.

Data: 08/02/2009

Bibliografia: FREITAS, M. T. A. . Da tecnologia da escrita à tecnologia da Internet. In: Maria Teresa de Assunção Freitas; Sérgio Roberto Costa. (Org.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 11-17. FREITAS, M. T. A. . A escrita na Internet: nova forma de mediação e desenvolvimento cognitivo?. In: Maria Teresa de Assunção Freitas; Sérgio Roberto Costa. (Org.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 29-36.

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento