UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leitura e escrita na formação de professores. Leitores e escritores de um novo tempo.

Você está em: Publicações > Capítulos de livros > Leitura e escrita na formação de professores. Leitores e escritores de um novo tempo.

Leitura e escrita na formação de professores. Leitores e escritores de um novo tempo.

Autor: Maria Teresa de Assunção Freitas

  

Resumo:

Este livro é baseado em um evento organizado por um grupo de pesquisa para ampliar e socializar as conclusões de estudos destinados a compreender as práticas sócio-culturais de leitura/escrita de crianças e adolescentes, colocando em diálogo especialistas em literatura, educação e psicologia. Os resultados da pesquisa revelaram a existência na vida desse grupo de crianças e adolescentes de práticas diferenciadas de leitura/escrita em interação com diversos instrumentos culturais da contemporaneidade. Entretanto, estas práticas mostraram-se, na maioria das vezes, ignoradas pela escola que, trabalhando o ensino da língua se afasta da língua real e viva presente no cotidiano das interações verbais. Dessa forma, a leitura/escrita da escola e para a escola se distanciam de uma prática significativa, mantendo-se presas aos limites de uma prática escolarizada. Consideramos importante que os professores conheçam essa realidade, ouvindo as vozes dos alunos e que possam refletir, a partir daí, sobre o seu trabalho, buscando um caminho de mudanças que leve de fato à formação de leitores e escritores. Portanto, o livro poderá ser muito proveitoso em cursos de formação inicial de professores ou ainda um instrumento de professores, poderá vir a subsidiar uma prática transformadora no que se refere ao trabalho escolar com a leitura/escrita

 

Data: 05/02/2009

 

Bibliografia: FREITAS, M. T. A. Leitores e escritores de um novo tempo. In: Maria Teresa de Assunção Freitas; Sérgio Roberto Costa. (Org.). Leitura e escrita na formação de professores. 1 ed. Juiz de Fora: EDUFJF/CONPED/MUSA, 2002, v. 1, p. 97-105.

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento