Você está em: Publicações > Capítulos de livros > Memórias de professores: história e histórias. Leitura e escrita nas recordações de antigas professoras. A cidade e as narradoras.

Autor: Maria Teresa de Assunção Freitas

Resumo:

Foi construído a partir do trabalho desenvolvido na pesquisa “Cultura, Modernidade, Linguagem: leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação”, realizada no período de agosto de 1995 a julho de 1997, cuja vertente desenvolvida na UFJF foi coordenada pela Profª. Dr.ª Maria Teresa de Assunção Freitas e contou com o apoio do CNPq e da FAPEMIG. Inseridos em uma pesquisa sobre leitura e escrita de professores, trabalhou-se numa etapa inicial com histórias de vida de professoras em exercício nas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública de Juiz de Fora. . Numa segunda etapa deslocou-se o eixo de análise para outro objeto: professoras que ingressaram no magistério desde a década de 30 até a década de 60. Através da memória destas professoras, pode-se entrever a escola de sua infância, recuperando dados históricos do início do século, acreditando que este mergulho no passado possibilitou olhar para o presente com uma nova perspectiva.

Data: 02/02/2009

Bibliografia: FREITAS, M. T. A. Leitura e escrita nas recordações de antigas professoras. In: Maria Teresa de Assunção Freitas. (Org.). Memórias de professores: história e histórias. São Paulo/Juiz de Fora: MUSA/EDUFJF, 2001, v. 1, p. 30-61. FREITAS, M. T. A. A cidade e as narradoras. In: FREITAS, M. T. A. (Org.). Memórias de Professoras: história e histórias. 1 ed. São Paulo/Juiz de Fora: Musa/Edufjf, 2001, v. 1, p. 10-13.

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento