09/02/2009 – Graciliano Ramos. A infância pelas mãos do escritor. Um ensaio sobre a formação da subjetividade na psicologia sócio-histórica

Você está em: Publicações > Livros > 09/02/2009 - Graciliano Ramos. A infância pelas mãos do escritor. Um ensaio sobre a formação da subjetividade na psicologia sócio-histórica

Autor: Taísa Vliese de Lemos

Resumo:

livro2

Este livro é um ensaio sobre a formação da subjetividade na infância, a partir da interpretação dos discursos memoralísticos do narrador do livro Infância de Graciliano Ramos. O processo de constituição do sujeito foi analisado através das relações de intersubjetividade retratadas entre os parceiros mais próximos de interação do narrador, como também, a relação com os instrumentos culturais próprios da infância analisada. Nesta obra foi acentuada a pertinência de utilizar a literatura na formação do educador. No caso específico do livro Infância de Graciliano Ramos, foi possível perceber que sua literatura tem a potencialidade de provocar o encontro do autor do livro com o leitor e deste com as memórias de infância que o constituem. Dessa forma, a literatura pode proporcionar novos elementos de significação para a formação da subjetividade do leitor e, portanto, para a sua formação profissional. Este livro foi originado da dissertação de Taísa Vliese de Lemos, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Data: 09/02/2009

Bibliografia:

VLIESE, Taísa. A infância pelas mãos do escritor – um ensaio sobre a formação da subjetividade na psicologia sócio-histórica. São Paulo/Juiz de Fora: MUSA/EDUFJF. 2000.

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento