05/02/2009 – Interação e Letramento Escolar – Uma (re)leitura à luz vygotskiana e bakhtiniana

Você está em: Publicações > Livros > 05/02/2009 - Interação e Letramento Escolar - Uma (re)leitura à luz vygotskiana e bakhtiniana

Autor: Sérgio Roberto da Costa

Resumo:

livro6

Este livro pretende discutir e reler os conceitos de interação e letramento escolar à luz vygotskiana e bakhtiniana. Ao termo interação têm sido atribuídos sentidos vários em pesquisas cognitivas e sociais sobre construção da linguagem em instituição familiar e escolar, em que ou o outro exerce o papel de provedor/facilitador (“andaime”), ou é origem/gênese do processo de aquisição/aprendizagem do conhecimento. O mesmo tem acontecido com o termo letramento, ora interpretado como alfabetização na concepção ampla paulofreriana de processo ou prática social, ora na concepção tradicional escolar de decifração de códigos.

Data: 05/02/2009

Bibliografia:

COSTA, S. R. Interação e Letramento escolar: uma (re)leitura à luz vygotskiana e bakhtiniana. Juiz de Fora: EDUFJF/MUSA, 2000.

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento