19/08/09 – A utilização do computador na prática docente: sentidos construídos por um grupo de professores de Matemática de uma instituição federal

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 19/08/09 - A utilização do computador na prática docente: sentidos construídos por um grupo de professores de Matemática de uma instituição federal

Autor: Andréia Novelino Vianna

Resumo:

Este trabalho se organizou a partir de uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural fundamentada em Vygotsky e Bakhtin. Com base nos pressupostos teóricos desses autores, buscou-se compreender os sentidos construídos por um grupo de professores de Matemática do Colégio de Aplicação João XXIII acerca do uso do computador na Sala de Telemática para o trabalho com conceitos matemáticos. Foram utilizadas com esses professores entrevistas coletivas como desencadeadoras de discursos. Na análise compreensiva desses discursos, foram organizados três núcleos de significação. No primeiro focalizaram-se os desafios e possibilidades na implantação de uma proposta de uso do computador no ensino de matemática na escola. Com base nos discursos dos professores, compreendeu-se o potencial do software livre GeoGebra, utilizado nas aulas pelos professores para o trabalho de conteúdos matemáticos. No segundo núcleo, foram analisadas as ações e atitudes dos alunos e professores diante do computador, na sua multiplicidade de recursos que seduzem e desafiam. Observaram-se como os professores e alunos estavam se adaptando àquele espaço, fazendo dele lugar de aprender de forma participante, colaborativa e com autonomia. No terceiro núcleo, foi possível analisar as diferenças observadas pelos professores entre o processo de construção do conhecimento desenvolvido na Sala de Telemática e na sala de aula convencional. No espaço da Sala de Telemática, com o uso do computador, através dos recursos do software GeoGebra, foi possível compreender que a introdução de conteúdos matemáticos era flexível e o conhecimento se construía de uma forma ativa, favorecendo a interação e colaboração entre alunos.

Palavras-chave: Uso do computador. Prática pedagógica. Professores. Construção de sentidos.

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento