30/08/2006 – A Monografia no Veredas: construindo sentidos para a produção de textos

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 30/08/2006 - A Monografia no Veredas: construindo sentidos para a produção de textos

A Monografia no Veredas: construindo sentidos para a produção de textos

Autor: Mônica da Motta Salles Barreto Henriques

Resumo: Este estudo tem por objetivo, através do discurso dos professores cursistas do Projeto Veredas os sentidos que constroem para a produção de textos a partir do desenvolvimento de suas monografias de conclusão de curso. Esta investigação tornou-se possível a partir da leitura e da análise das monografias dos professores cursistas que tinham como tema a produção de textos e tendo como referencial teórico-metodológico o pensamento dos russos Bakhtin e Vygotsky, que contribuíram para esse trabalho a partir de uma perspectiva sócio-histórica, e de alguns autores da lingüística aplicada, tais como Ângela Kleiman e Wanderley Geraldi, que auxiliaram na compreesão e definição de texto e suas produções no cotidiano escolar. Os estudos assinalam que os professores cursistas tiveram dificuldades em realizar sua pesquisa, devido a uma inexperiência com esse tipo de trabalho e a alguns entraves inerentes ao próprio curso na modalidade de educação a distância. Fazem-se presentes também nas monografias algumas dificuldades em discorrer acerca da produção textual. Isso se reflete na escrita desses cursistas, que apresentam incoerências entre seus objetivos e o desenvolvimento do texto, descompassos entre concepções teóricas adotadas e seu trabalho em sala de aula e também na forma como analisaram seus dados. Apesar das dificuldades e conseqüentes lacunas encontradas nos trabalhos monográficos, pude observar que o processo de construção deste trabalho trouxe uma aprendizagem significativa para os cursistas. Muitos deles entraram em contato com uma pesquisa pela primeira vez e tiveram a oportunidade de olhar para sua prática escolar com um outro olhar, agora exotópico. Além disso, outro passo significativo foi a possibilidade de terem um encontro inicial com alguns conceitos teóricos trazidos pó diversos autores e pelo material didático do Projeto Veredas.

Data: 30/08/2006

tw-be6cb