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29/03/2004 – Práticas discursivas no Fórum de Discussões do Projeto Veredas: uma alternativa de aprendizagem?

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Práticas discursivas no Fórum de Discussões do Projeto Veredas: uma alternativa de aprendizagem?

Autor: Bruna Sola Ramos

 

Resumo: O presente trabalho pautou-se em um pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórico realizada com o objetivo de compreender, através das práticas discursivas que se desenvolvem no Fórum Virtual de Discussões do Projeto Veredas, como o uso da Internet pode possibilitar uma efetiva interação entre os atores envolvidos no processo educacional de um curso desenvolvido na modalidade a distância e em que medida ela se caracteriza como um instrumento mediador de sua aprendizagem. Para tanto, a articulação entre os pressupostos da teoria enunciativa de Mikhail Bakhtin e a perspectiva do desenvolvimento humano de Lev Vygotsky foi de fundamental importância para delinear um arcabouço teórico-metodológico que encontra sua centralidade na linguagem e reencontra no sujeito sua materialidade histórica e social. Foram utilizados como instrumentos metodológicos a observação do Fórum de Discussões e entrevistas presenciais/virtuais; individuais/coletivas, com diferentes participantes do Projeto Veredas. Justamente as entrevistas conferiram à observação um caráter ativo, em coerência aos pressupostos da teoria sócio-histórica, permitindo à pesquisadora participar efetivamente dos diálogos e construir um conhecimento compartilhado com os sujeitos sem, por outro lado, interferir diretamente na dinâmica de participação do Fórum. Diante da riqueza e diversidade dos dados emergidos do campo, realizou-se um recorte, evidenciando-se três categorias: na primeira, propõe-se uma discussão acerca das relações que se estabelecem entre os participantes do Fórum; na segunda, apresentam-se algumas reflexões sobre a leitura/escrita presentes no Fórum, buscando enfocá-las enquanto mediadoras das relações que aí se estabelecem; na última categoria, são explicitadas as experiências educativas vivenciadas pelos participantes neste ambiente virtual. Concluiu-se que o Fórum de Discussões do Projeto Veredas permite uma maior integração entre especialistas, tutores e cursistas através do respaldo que oferece à comunicação pedagógica; traz funcionalidade e dinâmica ao projeto, contribuindo, dessa forma, para a aprendizagem coletiva. As interações discursivas que se desenvolvem entre os participantes propiciam a constituição de um grupo cooperativo/colaborativo, que interage, dialoga, troca informações e experiências e, enfim, produz conhecimento. Contudo, os aspectos positivos apresentados pelo Fórum não se estendem a todos os participantes do Projeto Veredas (AFOR UFJF), o que se pode compreender pelo ainda incipiente desenvolvimento de uma cultura de interação virtual, que amplia as resistências ao uso do Fórum, e, principalmente, pelo fato de que os cursistas, público alvo do projeto, ainda não apresentam acesso garantido a esta importante ferramenta de interação virtual. Palavras- chaves: formação de professores – educação a distância – interação virtual. Bruna Sola Ramos – PPGE/UFJF Orientadora: Maria Teresa de Assunção Freitas Defendida em 29/03/2004

 

Data: 29/03/2004

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LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento