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28/02/2000 – O professor alfabetizador e a formação do sujeito leitor

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O professor alfabetizador e a formação do sujeito leitor

Autor: Hilda Aparecida L. da Silva Micarello

 


Resumo:
O trabalho busca a compreensão do conceito de leitura, construído por professores da 1ª série do ensino fundamental e seus alunos, a partir da análise de situações de sala de aula e dos discursos desses sujeitos nessas situações. Desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e tomando por base a teoria sócio-histórica de construção do conhecimento, em especial os postulados de Vygotsky e Bakhtin, o presente trabalho realizou-se em duas turmas de 1ª série, de escolas públicas municipais distintas, da cidade de Juiz de Fora – MG. A partir da análise dos dados escolhidos no período de trabalho de campo, foi possível perceber nos discursos de professores e alunos e na forma de condução das atividades com a linguagem escrita em sala de aula a construção de um conceito de leitura estritamente ligado à aprendizagem da habilidade de codificação do escrito num modelo tipicamente escolar, que desvincula este objeto cultural de suas funções na vida dos indivíduos. Evidencia-se ainda a relação existente entre as escolhas do professor, ao trabalhar com a leitura na sala de aula, e sua história pessoal de leitor, as condições em que se dá sua prática pedagógica e as expectativas desse sujeito com relação às possibilidades da leitura na vida de seus alunos. Aluna: Hilda Aparecida L. da S. Micarello – PPGE/UFJF Orientadora: Maria Teresa de Assunção Freitas Data da defesa: 28-02-00

 

Data: 28/02/2000

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LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento