26/06/2007 – O professor, a criança e a água: por caminhos dialógicos

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 26/06/2007 - O professor, a criança e a água: por caminhos dialógicos

O professor, a criança e a àgua: por caminhos dialógicos

Autor: Flávio Garcia de Oliveira

Resumo: Este trabalho se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, tendo como base teórica as idéias de Lev Vygotsky sobre linguagem e desenvolvimento cultural. A pesquisa buscou acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento cultural de uma criança dos 12 aos 20 meses de idade focando a emergência da linguagem e o desenvolvimento da relação consciente desta com a água a partir da interação vivida com sua professora em situação de aula de natação. O trabalho de campo foi realizado na escola de natação do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora. Um processo de aulas com 8 meses de duração fez com que essa criança percorresse o período de pesquisa, mais ou menos dos 12 aos 20 meses de vida. As aulas foram individuais com duração de 20 minutos, duas vezes por semana, e foram registradas através de vídeo-gravação e notas de campo. Dessa forma, foi documentado, neste período, os primeiros passos da criança no campo dos significados culturais.

Data: 26/06/2007

tw-be6cb