25/04/2003 – Os gêneros discursivos e as propostas curriculares de ensina da língua portuguesa no discurso documental e codente: o entrelaçamento de vozes

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 25/04/2003 - Os gêneros discursivos e as propostas curriculares de ensina da língua portuguesa no discurso documental e codente: o entrelaçamento de vozes

Autor: Glória de Melo Tonácio

Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar como um grupo de professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Juiz de Fora- MG compreende a proposta de gêneros discursivos presente nos PCNs de Lingua Portuguesa e no Projeto Caminho Novo – Caderno 2 e a coloca em prática no seu trabalho pedagógico. Para tal, a Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin e os estudos de Vygotsky se constituíram no arcabouço teórico-metodológico que sustentou esta pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórico. Foram utilizados como instrumentos e estratégias metodológicas de pesquisa a análise documental das propostas curriculares investigadas, entrevistas dialógicas com os sujeitos da pesquisa (professoras e outros profissionais da área), a observação de algumas Reuniões de Planejamentos e de aulas. A partir do enfoque teórico adotado e da interlocução com outros autores, foram construídas as seguintes categorias de análise, visando encontrar elementos para a compreensão da questão formulada para a pesquisa: 1) No discurso documental, a concepção dos gêneros discursivos como foco das propostas curriculares de ensino da língua materna. 2) No discurso docente, a concepção dos gêneros discursivos como foco das propostas curriculares de ensino da Língua Portuguesa. 3) No discurso docente, a compreensão das diretrizes curriculares vigentes no ensino da Língua Portuguesa. 4) O fazer pedagógico dos professores. Na primeira categoria, através do discurso documental, buscou-se a compreensão de quem são os interlocutores das propostas curriculares investigadas, do estilo assumido, das condições sociais em que foram produzidas, da estrutura composicional e dos conteúdos desses documentos. Na segunda categoria, através do discurso docente e das observações, procurou-se o entendimento de como o professorado compreende as propostas curriculares investigadas. Na terceira categoria, através do discurso docente, pretendeu-se a apreensão de como os professores compreendem a concepção de gêneros discursivos proposta nos documentos investigados. Na quarta e última categoria, através do discurso docente e das aulas observadas, buscou-se compreender a efetivação da prática pedagógica, baseada na proposta de gêneros discursivos presente nos documentos. Constituíram-se em principais achados da pesquisa: a constatação de que as propostas curriculares investigadas e a conceituação “gêneros discursivos” nelas presente não fazem parte, ainda, das palavras pessoais das professoras,já que foram produzidas por um outro (MEC e SME de Juiz de Fora-MG), constituindo-se no discurso docente em palavras alheias. Além disso, percebeu-se que, apesar dos discursos documental e docente preconizarem o papel da escola no trabalho pedagógico com os diferentes usos sociais da língua e a formação de um aluno leitor/escritor critico e competente, as atividades propostas e praticadas em sala de aula parecem não atingir essas finalidades e as especificidades de cada gênero trabalhado. A maior arte das atividades pedagógicas desenvolvidas não atingem esses fins, já que ocorrem de uma forma desarticulada e intuitiva. Os gêneros trabalhados nascem “intuitivamente” das atividades de aula e a escola é tomada como um lugar “natural” de comunicação, havendo pouco espaço para as formas de progressão curricular. Glória de Melo Tonácio – PPGE/UFJF Orientadora: Maria Teresa de Assunção Freitas Defendida em 26/04/2003.

Data: 26/04/2003

tw-be6cb