26/03/2004 – A pesquisa escolar na www: desafios e possibilidades em um trabalho de formação continuada com professores

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 26/03/2004 - A pesquisa escolar na www: desafios e possibilidades em um trabalho de formação continuada com professores

Autor: Patrícia Vale da Cunha

Resumo: O presente estudo se constituiu numa tentativa de pensar sobre as transformações que a Internet, enquanto recurso tecnológico da contemporaneidade, vem trazendo para a atividade de pesquisa escolar. Nesse sentido, objetivou compreender, através de suas práticas discursivas, como professoras de Ensino Fundamental percebem a pesquisa escolar realizada por seus alunos através do aparato técnico da Rede Mundial de Computadores. Também, com esta dissertação, visou-se construir uma nova estratégia metodológica para a Pesquisa Qualitativa com Abordagem Sócio-Histórica. A partir deste referencial teórico-metodológico, foi desenvolvido um trabalho investigativo pretendendo compreender o objeto de estudo e (inter)agir no campo, com uma perspectiva de transformação. Ao desenvolver-se uma proposta de formação continuada de professores, foi organizado um Grupo de Reflexão que possibilitou aos seus participantes a argumentação e o confronto de pontos de vista, com a mediação da pesquisadora. Nesse grupo, as atividades investigativas foram efetivadas colocando em diálogo os postulados de Vygotsky e Bakhtin com a perspectiva crítica de formação de “professor reflexivo”. Enfim, entrevisto como resultado de uma construção compartilhada, este trabalho culminou com o estabelecimento de algumas relações entre a sociedade atual, a escola e a tecnologia informática, vislumbrando o computador e a Internet como instrumentos culturais da contemporaneidade. Por último, entre concepções e relatos acerca da pesquisa escolar, considerou-se a necessidade de uma compreensão desta atividade como propiciadora da construção social do conhecimento, reafirmando o papel do professor que, para além de conhecer o recurso tecnológico, procure buscar uma nova lógica na mediação do processo ensino-aprendizagem, sob pena de perpetuar antigas práticas, mesmo dispondo de tecnologias atuais. Palavras-chaves: pesquisa escolar – Internet – Formação de professores Patrícia Vale da Cunha – PPGE/UFJF Orientadora: Maria Teresa de Assunção Freitas Defendida em 26/03/04.

Data: 26/03/2004

tw-be6cb