26/03/2002 – Nas Salas de Bate-Papo da Internet: Práticas e Experiências de Leitura e Escrita de Adolescentes

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 26/03/2002 - Nas Salas de Bate-Papo da Internet: Práticas e Experiências de Leitura e Escrita de Adolescentes

Autor: Ana Paula de Oliveira Guedes

Resumo: O presente trabalho busca a compreensão das práticas de leitura e escrita de adolescentes mediadas pelos canais de bate-papo da Internet. Desenvolve-se a partir de uma proposta teórico-metodológica calcada na psicologia sócio-histórica, em especial nos postulados de Bakhtin e Vygostsky e na abordagem qualitativa de pesquisa. Revela a nova relação com o texto no suporte virtual, a produção e as características da linguagem cibernética e os significados dessa experiência de leitura e escrita para os adolescentes internautas. Conclui-se que a leitura e escrita ali praticadas são significativas para os adolescentes porque são interativas, dialógicas, vivas e por permitirem a expressão de seus sentimentos, interesses e o intercâmbio de suas experiências, opondo-se à escrita quase sempre monologizada e aprisionada das salas de aula. Portanto, esse estudo aponta para um redimensionamento do trabalho com a leitura e escrita na escola. Ana Paula de Oliveira Guedes – PPGE/UFJF Orientadora: Maria Teresa de Assunção Freitas Defendida em 26/03/2002.

Data: 26/03/2002

tw-be6cb