24/02/2004 – O computador / internet nas vozes de futuros pedagogos: uma relação em formação

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 24/02/2004 - O computador / internet nas vozes de futuros pedagogos: uma relação em formação

O computador / internet nas vozes de futuros pedagogos: uma relação em formação

Autor: Olívia Paiva Fernandes

Resumo: Esta dissertação procurou compreender, através das vozes de alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, qual o uso que estes fazem do computador e da Internet no seu próprio processo de formação inicial, bem como o que pensam a respeito da presença dessa tecnologia em ambiente escolar. Para tal, buscou-se fundamentação teórico-metodológica na pesquisa qualitativa de abordagem sócio-histórica, mais precisamente na teoria do desenvolvimento humano de Lev S. Vygotsky e na teoria enunciativa de linguagem de Mikhail Bakhtin. Os instrumentos metodológicos escolhidos para a realização do trabalho de campo desta pesquisa, foram: aplicação de questionário, que viabilizou o levantamento de informações necessárias de uma forma mais rápida e facilitou também a aproximação com os alunos do curso; a realização de entrevistas coletivas com graduandos do curso de Pedagogia, que se constituíram no principal instrumento utilizado para construção de categorias e análise dos dados. A situação de entrevista coletiva é compreendida, sob as lentes da abordagem sócio-histórica, enquanto um espaço de produção de linguagem, no qual os sentidos são construídos a partir da situação vivida e do contexto social de produção enunciativa. O processo de análise de dados permitiu a compreensão de vários pontos da temática abordada. Assim, neste trabalho, discute-se a necessidade de compreender o papel do pedagogo na sociedade atual, bem como a estruturação do curso de Pedagogia em seu processo histórico, retratando e refletindo o processo de formação do pedagogo e a construção de sua identidade. Reflete-se também sobre o uso que os alunos fazem do computador/Internet durante a sua formação inicial e na própria vida, ressaltando os sentidos por eles construídos no contato com este instrumento, levando-os a pensar no uso que se faz das novas tecnologias no interior do curso. São ainda explicitados os sentidos produzidos pelos graduandos em torno da presença do computador/Internet em ambiente escolar e que possibilidades os alunos do curso de Pedagogia da UFJF vêem para o seu uso. Conclui-se que ocorre uma indefinição na função do pedagogo, levando a uma dificuldade das graduandas posicionarem-se frente ao seu papel na sociedade atual, almejando uma formação para funções extra-escolares em detrimento da docência. Embora haja uma constante preocupação de revisão da grade curricular, o curso de Pedagogia da UFJF ainda se mostra distante da nova prática social que se instala na contemporaneidade e que vem se mostrando presente nas escolas: o uso do computador/Internet, entendido como mediador da aprendizagem por possibilitar formas outras de interação e de construção do conhecimento. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Computador/Internet; Aprendizagem Orientadora: Maria Teresa de Assunção Freitas Defendida em 24/02/2004.

Data: 24/02/2004

tw-be6cb