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16/09/1999 – Des(envolvendo) a psicologia na formação de professores de nível médio em Juiz de Fora

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Des(envolvendo) a psicologia na formação de professores de nível médio em Juiz de Fora

Autor: Adiléa Freire Dianini

 

 

Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar junto a docentes que lecionam Psicologia da Educação nos cursos de formação de professores de nível médio de escolas de juiz de Fora, as concepções de desenvolvimento e aprendizagem que são construídas juntamente com seus alunos. Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que teve como formas de investigação a observação etnográfica de salas de aula, a análise documental e entrevistas dialógicas com os professores de psicologia da Educação. Analisando os dados à luz do referencial teórico de Vygotsky e sem perder de vista o processo de formação de professores, pudemos perceber uma inconsistência entre os professores de Psicologia da Educação que leva-os à adoção de posturas ecléticas em relação aos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Observamos ainda que o conhecimento da abordagem sócio-histórica de Vygotsky com suas implicações para a prática pedagógica é ainda incipiente, e não tem servido como um paradigma para mudanças no processo de formação de professores de nível médio.

 

Data: 16/09/1999

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