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14/09/1999 – Como tornar-se professor? um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores a partir das suas experiências iniciais na docência

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Como tornar-se professor? um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores a partir das suas experiências iniciais na docência

Autor: Celeste Aparecida Dias e Sousa

 

Resumo: Este é um estudo sobre a construção da identidade profissional de cinco professores que estão iniciando a carreira docente, em escolas estaduais da região leste de minas Gerais, trabalhando nas diversas áreas de conhecimento componentes do núcleo comum do currículo nacional. Ancorada na concepção sócio-histórica de Bakhtin e Vygotsky, esta investigação tem o propósito de compreender como esses profissionais constroem suas identidades profissionais, a partir de suas primeira experiências na docência e dos seus processos de formação profissional e pessoal. Trata-se de uma pesquisa realizada através da metodologia de investigação qualitativa, cujas estratégias de coleta de dados foram as entrevistas não estruturadas e as observações participantes. Foi feito um recorte nas histórias de vida dos professores entrevistados, tormando-se por objeto de estudo a fase das primeiras experiências na carreira docente. As categorias de análise que emergiram desta investigação foram assim organizadas: o processo de entrada dos professores na carreira docente; as principais dificuldades enfrentadas nas primeiras experiências docentes e como procuraram resolvê-las; os entraves e as contribuições recebidos em sua formação profissional e pessoal e, por último, alguns indícios de (re)significação da atuação profissional que emergiram das explorações de suas práticas iniciais. Assim, as reflexões deste estudo podem apontar caminhos para as transformações das políticas de formação inicial do professor nas instituições de ensino superior e de formação continuada, nas instituições escolares da educação básica. Aluna: Celeste Aparecida D. e Sousa – PPGE/UFJF Orientadora: Maria Teresa de Assunção Freitas Data da defesa: 14-09-99

 

Data: 14/09/1999

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