UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

14/08/2001 – O Professor no Contexto das Novas Tecnologias: Uma Abordagem Sócio-Histórica

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 14/08/2001 - O Professor no Contexto das Novas Tecnologias: Uma Abordagem Sócio-Histórica

O Professor no Contexto das Novas Tecnologias: Uma Abordagem Sócio-Histórica

Autor: Mirtes Zoé da Silva Moura

 


Resumo:
O objetivo desse trabalho é compreender, através do discurso de professores, a introdução do computador na escola. Optei pela pesquisa qualitativa, num enfoque sócio-histórico, utilizando como estratégia de coleta de dados a entrevista dialógica. Foram entrevistas 15 professores do ensino fundamental, da rede pública municipal e estadual de Juiz de Fora. A pesquisa encontra-se em fase final de escritura e a análise e interpretação dos dados apontam para algumas considerações finais, tais como: a introdução da tecnologia da informática na educação, por sua complexidade, requer mudanças significativas na estrutura das escolas e no papel dos atores da educação. Para que estas mudanças se efetivem necessário se faz que a escola esteja toda envolvida no processo, que haja um planejamento coordenado por uma equipe gestora da tecnologia escolar e que este planejamento contemple, dentre outros aspectos, a adequadaqualificação dos professores para trabalharem com essa nova tecnologia. Mirtes Zoé da Silva Moura – PPGE/UFJF Orientadora: Maria Teresa de Assunção Freitas Defendida em 14/08/2001

 

Data: 14/08/2001

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento