14/05/1999 – Drogas e escola: um novo olhar

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 14/05/1999 - Drogas e escola: um novo olhar

Drogas e escola: um novo olhar

Autor: Rita de Cássia Pádula Alves Vieira

Resumo: Permeada por minha formação pessoal e acadêmica ( farmacêutica e mestranda em Educação), procurei neste trabalho, construir um conhecimento a respeito de como as escolas lidam com a prevenção ao uso indevido de drogas. Sob o olhar da pesquisa qualitativa e buscando fundamentação teórica em autores sócio-históricos, como Vygosky, Bakhtin e outros afins a esse pensamento, a pesquisa tem seu foco direcionado para o discurso de seis professores de diversas disciplinas do ensino fundamental e médio, de escolas das redes pública e particular da cidade de Juiz de Fora. Inserida, portanto no cotidiano desses professores, a pesquisa permitiu-me encontrar suporte para a compreensão de que as prevenções ao uso de drogas na escola representa mais do que acrescentar o tema ao conteúdo do currículo. Passa pelo incentivo ao desenvolvimento da auto-estima dos alunos e do diálogo entre estes e os demais membros do ambiente escolar, assim como também pela valorização do profissional professor. A pesquisa possibilitou concluir que a prevenção integral visando à formação de indivíduos saudáveis, da qual a prevenção às drogas é parte indissociável, coincide com a própria constituição do sujeito. Seu momento é o “sempre” e tem lugar em todos os lugares, inclusive na escola.

Data: 14/05/1999

tw-be6cb