11/06/1999 – A inovação em educação na história da implantação de um programa de ducação infantil – o PROEPRE

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 11/06/1999 - A inovação em educação na história da implantação de um programa de ducação infantil - o PROEPRE

A inovação em educação na história da implantação de um programa de educação infantil – o PROEPRE

Autor: Regina Magna Bonifácio de Araújo

Resumo: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar o processo de implantação do Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental – PROEPRE – nas escolas da rede municipal de ensino das cidades de Mogi-Guaçu, Bragança Paulista, Itatiba, Itapira e Amparo, através de narrativas de suas professoras. A inovação educacional proposta pelo PROEPRE, de autoria da Profª Drª Orly Zucatto Mantovanni de Assis, é baseada na Epistemologia Genética de Jean Piaget e foi levada para estas cidades através de um convênio entre as prefeituras e a UNICAMP, no período de 1988 a 1991. Para conduzir esta análise foram realizadas visitas às cidades para as entrevistas com as dezesseis professoras escolhidas, uma entrevista com a autora do programa e o estudo dos documentos PROEPRE e do programa de capacitação para este trabalho. as entrevistas, acolhidas sob a forma de narrativas, tiveram como objetivo possibilitar às professoras a reconstrução da trajetória percorrida com a implantação do PROEPRE, dando-lhe novos significados. Nesta relação dialógica, as professoras foram contando suas experiências, suas dificuldades e suas conquistas, ao mesmo tempo em que foram tornando visível para si mesmas suas vidas e suas práticas profissionais. As narrativas e os estudos permitiram definir algumas categorias temáticas. A divisão do texto nestas categorias de análise foi feita somente para efeitos didáticos. Na verdade estes textos estão entrelaçados e constituem um único texto, que faz emergir a compreensão do lugar social que essas professoras vêm ocupando no contexto de uma nova ordem econômica e cultural em nossa sociedade. Do confronto das vozes dessas professoras com os estudos e pesquisas aqui delineados, tornou-se possível algumas considerações :(1) a implantação do PROEPRE gerou resistência, por parte das professoras e das famílias, comprometendo o processo, (2) as dificuldades sentidas pelas professoras no trabalho com o PROEPRE reforçaram a precariedade dos cursos de formação e a distância existente entre os cursos de capacitação e as necessidades do quadro docente; (3) o PROEPRE provocou mudanças significativas na vida profissional e pessoal das professoras que fizeram a opção não apenas por trabalhar com o programa, mas em crescer com a sua própria prática. Dessas considerações podemos concluir que o PROEPRE, enquanto uma inovação educacional trouxe mudanças significativas em toda rede municipal de educação nas cidades pesquisadas. sua implantação mudou a relação dessas professoras com a criança, com o ensino, com a profissão e com a própria vida.

Data: 11/06/1999

tw-be6cb