UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

06/03/2008 – O infocentro na UFJF e o curso de Pedagogia: o computador/internet como possibilidade de mudanças na formação inicial do professor?

Você está em: Publicações > Dissertações > Dissertações Defendidas > 06/03/2008 - O infocentro na UFJF e o curso de Pedagogia: o computador/internet como possibilidade de mudanças na formação inicial do professor?

O infocentro na UFJF e o curso de Pedagogia: o computador/internet como possibilidade de mudanças na formação inicial do professor?  

Autor: Mirella do Vale Perotta

 

 

Resumo: Esta pesquisa pretende compreender como alunos do curso de Pedagogia estão utilizando o infocentro recém implantado entre as Faculdades de Educação, Comunicação, Economia/Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora e como este uso está se refletindo em sua formação inicial no que se refere ao seu processo de aprendizagem e na sua preparação para a docência. Para tal, buscou-se fundamentação teórico-metodológica na pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, com base na teoria do desenvolvimento humano de Lev S. Vygotsky e na teoria enunciativa de linguagem de Mikhail Bakhtin. Os instrumentos metodológicos escolhidos para a realização do Estudo-Piloto desta pesquisa foram: observações do infocentro em questão, que envolviam um diálogo constante com os alunos ali presentes; entrevistas individuais com seus gestores; entrevista coletiva com os bolsistas que nele trabalham e análise do documento oficial ao refletir sobre o projeto conceitual do infocentro e sua posterior implantação, confrontando o mesmo com a realidade observada. O Grupo Focal Reflexivo foi o instrumento utilizado com alunos do curso de Pedagogia da UFJF. A análise dos dados permitiu a compreensão de vários pontos da temática abordada: trouxe a tona o processo inicial de implantação do infocentro, trabalhando com seu projeto e sua realidade; desvendou os sentidos que os alunos atribuem ao infocentro e ao computador/internet, assim como a maneira com que os docentes desta instituição de ensino lidam com estes instrumentos no processo de formação inicial de seus alunos; discutiu a respeito da inserção do computador/internet nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Assim, neste trabalho discute-se a necessidade de que os envolvidos neste processo, principalmente alunos e professores, se conscientizem dos significados que o computador/internet trazem e das mudanças que o infocentro pode oferecer para a formação inicial. Para que isso se efetive, é necessário uma melhor divulgação do infocentro e um trabalho que possibilite a reflexão sobre as potencialidades destes instrumentos.

 

Data: 06/03/2008

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento