UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Você está em: Pesquisas > Pesquisas - Finalizadas > Pesquisa 6 - Computador/internet como instrumentos culturais de aprendizagem na formação de professores em diferentes contextos educacionais de uma universidade federal. > Resumo

Essa  pesquisa pretende  compreender como em diferentes contextos educacionais de uma universidade federal, a UFJF, em cursos de formação inicial de professores (Pedagogia e Licenciaturas) e no processo de formação continuada de professores  do ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação dessa instituição, está se dando a incorporação do computador/internet como instrumentos culturais de aprendizagem na prática pedagógica. Tendo o enfoque teórico sócio-histórico-cultural como orientador dessa investigação pretendemos desenvolver e aprofundar o uso de estratégias metodológicas já experienciadas em nossas pesquisas anteriores, procurando construir outras que possibilitem processos de intervenção e mudanças. Pretendemos aprofundar o estudo das questões da aprendizagem em Vygotsky,  buscando contribuições para a compreensão do computador/internet como instrumentos culturais de aprendizagem. Também o estudo da teoria enunciativa de linguagem do Círculo de Bakhtin será importante no que tange à compreensão da aprendizagem, das práticas discursivas e das interações propiciadas pelo computador/internet com os sujeitos pesquisados. No plano empírico atuaremos com alunos do Curso de Pedagogia buscando compreender como estão utilizando o infocentro recém implantado na FACED/UFJF e como este uso está se refletindo em sua formação inicial no que se refere  ao seu processo de aprendizagem  e na sua preparação para a docência. Visamos também acompanhar e compreender como o trabalho de professores do Curso de Pedagogia e das Licenciaturas, que estão introduzindo recursos de aprendizagem on-line em suas aulas, se reflete na aprendizagem de seus alunos e na  sua preparação para a docência. Além disso, atuaremos com alunos do Colégio de Aplicação  João XXIII, buscando compreender qual o uso que estes fazem do computador/internet em seu cotidiano e que sentidos estão construindo em relação ao uso dessas tecnologias no infocentro implantado em sua escola,  e como seus professores percebem esse uso e o reflexo dele em suas salas de aula, no que se refere à aprendizagem e às práticas de letramento.

Palavras chave: computador/internet – instrumentos culturais de aprendizagem – formação de professores

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento