UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Bibliografia

Você está em: Pesquisas > Pesquisas - Finalizadas > Pesquisa 3 - Construção/Produção da Escrita na Internet e na Escola uma Abordagem Sócio-Cultural > Bibliografia

AZEVEDO, José Clóvis e SILVA, Luiz Heron. Restruturação curricular. Petrópolis: Vozes, 1995, p.43-62.

 

_____. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, Marisa Norraber. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996, p. 134- 161.

 

BAQUERO, Ricardo. A aquisição da língua escrita. In: _____. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. P.84-89.

 

BENJAMIN, Walter. A escrivaninha. In: _____. Obras escolhidas II. Rua de mão única. Editora Brasiliense, 1987. P. 118-120.

 

_____. Canteiro de obra. In: _____. _____. Editora Brasiliense, 1997. P. 18-19.

 

_____. Guarda-livros juramentado. In: _____. _____ Editora Brasiliense, 1987, p.27-29.

 

_____. Livros. In: _____. _____. 3 ed., São Paulo: Brasiliense, l997, p. 113-114.

 

_____. Material escolar. In: _____. _____. Editora Brasiliense, 1997, p. 29-30.

 

_____. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: _____. Obras escolhidas – Magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense. 1987, p. 165 – 196.

 

_____. Experiência e pobreza. In: _____. _____. 3. ed. São Paulo: Brasiliense. 1987, p. 114 – 119.

 

_____. O narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov.  In: ___. ___. 3. ed. São Paulo: Brasiliense. 1987, p. 196 – 221.

 

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e os métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

 

BOLLE, Willi. A idéia da formação na modernidade. In: GHIRALDELLI Jr., Paulo (org.) Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortês; Curitiba:  Editora da UFP. 1997, p. 09 – 32.

 

BOUDIEU, Pierre e CHARTIER, Roger. A leitura, uma prática cultural. In:
CHARTIER, Roger (org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, l996.

 

CASTRO, Lúcia R. de; JOBIM E SOUZA, Solange. Pesquisando com crianças: Subjetividade Infantil, dialogismo e gênero discursivo. Trabalho apresentado na III Jornada de pesquisadores em ciências humanas. Rio de Janeiro: UFRJ/CFCH, agosto de 1996.

 

CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: _____. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, l996.

 

DOURADOS, MS e DIDONET, Vidal . Criança, Cidadania e Educação infantil. Palestra proferida no Encontro Estadual de Educação Infantil, promovido pela OMEP/ BR/ MS, em maio de 1994.

 

ERICKSON, F. Coleta de dados. Traduzido por Stella Maris Bortoni. In: _____ Qualitative Methods in Research in teaching and learning. New York: Macmillan Publishing Company, 1990.

 

FERREIRA, Maria Rossetti Clotilde. O tornar-se humano. In: Anais da 49a Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Vol. I, p.368-371, Belo Horizonte, julho de 1997.

 

FOUCAMBERT, Jean. O que é ler ? In: _____. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

 

FRAGO, Antônio Viñao. Oralidade e escrita: os paradoxos da alfabetização. In: _____. A alfabetização na sociedade e na história, vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes médicas, 1993. p. 15-69. (Coleção educação teoria e crítica).

 

_____. História da alfabetização versus história do pensamento, ou seja, da mente humana. In: _____. A alfabetização na sociedade e na história, vozes e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 69- 80. (Coleção educação teoria e crítica).

 

_____. Alfabetização, antropologia e história. In: _____. A alfabetização na sociedade e na história, vozes e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
p.81- 103. (Coleção educação teoria e crítica).

 

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1988.

 

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin. Psicologia e educação: um intertexto. 2 ed. São Paulo: Ática, 1995, p. 73 – 116

 

_____. (org.). Contando histórias de professoras. Relatório parcial. Juiz de Fora, 1996.

 

_____. (org.). Memórias de professoras: História e Histórias. Relatório final enviado ao CNPq. Juiz de Fora, fevereiro de 1997.

 

GALEANO, E. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 1991.

 

GARCIA, Cláudia Amorim; CASTRO, Lúcia Rabello de; JOBIM, Solange. Infância, cinema e sociedade. Rio de Janeiro : Ravil, 1997.

 

GHIRALDELLI Jr., Paulo (org.). Subjetividade, infãncia e filosofia da educação. In: ____. Infância, escola e modernidade. São Paulo. Cortez, Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1997. p. 111 – 125.

 

GIROUX, Henry A. A cultura de massa e o surgimento do novo analfabetismo: Implicações para a leitura. In: BUENO, Daniel. Os professores como intelectuais – Rumos a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 111-122.

 

GOULEMOT, Jean Marie. Da Leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (org). Práticas de Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. p.107-253.

  

JOBIM E SOUZA, Solange. A psicologia do desenvolvimento e as contribuições de Lev Vygotsky. In: FREITAS, M. T. A (org.) Vygotsky: um século depois. Juiz de Fora: EDUFJU, 1998. p. 35 – 46.

 

_____. Leitura: entre o mágico e o profano. Texto apresentado no I Congresso Nacional de Ensino Fundamental, realizado no Colégio Pedro II, de 25 a 30 de setembro de 1995.

 

_____. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 3 ed. Campinas: Papirus, 1994.

 

_____. Resignificando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, Sonia e LEITE, M. Izabel. Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996. p. 39 – 55.

 

_____. CAMERINI, M. Florentina e MORAIS, M. Cecília. Era uma vez… A Escola. Rio de janeiro: PUC, 1997.

 

KRAMER, Sonia. Por ente as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1996.

 

_____. Infância e educação infantil: reflexões e lições. Rio de Janeiro: PUC. nº 34, maio 1998.

 

_____. Leitura e escrita de professores – da prática de pesquisa à prática de formação. Rio de Janeiro: Departamento de Educação – PUC, 1997.

 

_____. Pesquisando a infância e a educação – um encontro com Walter Benjamin. In: KRAMER, Sonia e LEITE, M. Izabel. Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996. p. 13 – 38.

 

KUHLMANN Jr., Moisés. Infância, História e Educação. Texto apresentado na 20ª Reunião Anual da ANPEd sessão especial : História da Educação, Caxambu, setembro de 1997.

 

LARROSA, Jorge. Pedagogia, experiência e subjetividade. Uma exploração da experiência do livro e da formação do leitor na educação humanística. In: LEVI, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: editora 34, 1993.

 

LOPES, Jader J. M. Existe alguém do outro lado. Relatório final da pesquisa Cultura, Modernidade, Linguagem: leitura e escrita de professoras em suas histórias de vida e formação. 1997.

 

LUCCI, M. L. A. Leitura e literatura. Espaço Teórico realizado na Fundação Cultural do Pará – Biblioteca pública. Novembro de 1992.

 

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Conferência de abertura no II ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO DE ENSINO DE LÍNGUA. Natal, outubro de 1995.

 

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: ed. UNIJUÍ, 1997. (Coleção Educação).

 

MEDINA, Cremilda de Araújo – Entrevista – o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1996.

 

MELO, J. .M. Os meios de comunicação de massa e o hábito de leitura. In: IMS. Cadernos de Pós-graduação. Comunicação Social 1. São Paulo, 1983.

 

NOGUEIRA, Letícia. A criança e o computador: trilhado caminhos de pesquisa em educação na modernidade. In: KRAMER, Sonia e LEITE, M. Izabel. Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996. p. 97 – 119.

 

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. São Paulo: Scipione, 1993.

 

OLSON, David R. A escrita e a mente. In: WERTSCH, James, et all. In: Estudos sócio culturais da mente. Porto Alegre: Artemed, 1998. p. 89 – 111.

 

_____. O que a escrita representa: uma história revisionista da escrita. In: _____. O mundo no papel – as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São Paulo: Ática. 1997. p. 81 -106.

 

_____. O que a escrita não representa: como interpretar um texto. In: _____.São Paulo: Ática. 1997. p. 81 -106.

 

OSWALD, Maria Luiza M. B. Infância e história: leitura e escrita como práticas de narrativa. In: KRAMER, S. e LEITE, M. I. Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996. p. 57 – 62.

 

PENAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

 

RAMAL, Andréia Cecília. Educação na cibercultura: hipertexto, leitura, escrita e aprendizagem. 2001. Dissertação (Doutorado em Educação). PUC, Rio de Janeiro, 2001.

 

REY, Fernando González. La investigación cualitativa en psicología : rumbos y desafios. São Paulo : Editora ¾34, 1999. 264 p.

 

ROUNET, Sérgio Paulo. Em torno de um prefixo. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 jan. 2002. Caderno Mais, p.13-5.

 

SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo : Companhia das Letras, 1998. 64 p.

 

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna. Trad. Sérgio Alcides. Rio de Janeiro : UFRJ, 1997. 195 p.

 

TONÁCIO, Glória de Melo. Revisando a escola pelas vozes de adolescentes usuários de Internet: o uso didático de gêneros discursivos e textuais como objeto de prática pedagógica na escola fundamental e média. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org). Relatório Técnico Final. Juiz de Fora, 2001. p.8-35.

 

VYGOTSKY, Lev Semiónvich. Dinámica y estructura de la personalidad del adolescente. In: _____. Obras Escogidas IV. Madri : Visor Dis S.A, 1984. Vol.4, cap.16, p. 225-47.

 

XAVIER, Antônio Carlos S. Leitura, texto e hipertexto. Disponível em: <http://www.unicamp.br/~hytex/th0.htm> Acessado em: 22 de novembro de 2001.

 

RAMAL, Andréia Cecília. Educação na cibercultura: hipertexto, leitura, escrita e aprendizagem. 2001. Dissertação (Doutorado em Educação). PUC, Rio de Janeiro, 2001.

 

REY, Fernando González. La investigación cualitativa en psicología : rumbos y desafios. São Paulo : Editora ¾34, 1999. 264 p.

 

ROUNET, Sérgio Paulo. Em torno de um prefixo. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 jan. 2002. Caderno Mais, p.13-5.

 

SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo : Companhia das Letras, 1998. 64 p.

 

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna. Trad. Sérgio Alcides. Rio de Janeiro : UFRJ, 1997. 195 p.

 

TONÁCIO, Glória de Melo. Revisando a escola pelas vozes de adolescentes usuários de Internet: o uso didático de gêneros discursivos e textuais como objeto de prática pedagógica na escola fundamental e média. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org). Relatório Técnico Final. Juiz de Fora, 2001. p.8-35.

 

VYGOTSKY, Lev Semiónvich. Dinámica y estructura de la personalidad del adolescente. In: _____. Obras Escogidas IV. Madri : Visor Dis S.A, 1984. Vol.4, cap.16, p. 225-47.

 

XAVIER, Antônio Carlos S. Leitura, texto e hipertexto. Disponível em: <http://www.unicamp.br/~hytex/th0.htm> Acessado em: 22 de novembro de 2001.

 

_____. Nos planos da biblioteca, o acervo ideal. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, junho / 1997.

 

_____. Por um espaço de prazer. Revista Educação. São Paulo: Segmento. nº 208. Ano 25. Agosto / 1998.

 

A nova literatura infanto-juvenil, sem tatibitates. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 agosto / 1997.

 

ACCORSI, Fabiano. São Paulo ganha café filosófico em agosto. Folha de São Paulo, 06 julho / 1997.

 

AGUIAR, Luiz Antonio. A polêmica busca da inocência pura. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 25/04/98.

 

ALMEIDA, César. Ecos de genialidade. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 21 agosto / 1997.

 

ARBERX, Daniela. A caminho do saber – Horizonte além da lavoura. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 14/12/97.

 

AZEVEDO, Carlito. O incômodo legado da geração mimeógrafo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13/09/97.

 

BARROS, André Luiz. A noite de gala da literatura. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 07 junho / 1997.

 

Brasil Legal : O século passado na visão de uma adolescente. Veja: 06/05/98.

 

BUTCHER, Pedro. A Inspiradora de Central do Brasil. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 01/04/98.

 

BUTCHER, Pedro. As cartas que não foram escritas. Jornal do Brasil, Rio de janeiro, 19/04/98.

 

CALLIGARIS, Contardo. Solidão na rede. Pesquisa conclui que uso constante da Internet prejudica sociabilidade e causa depressão. Folha de São Paulo, 13/09/98.

 

CARVALHO, Sílvia. Sala lotada compromete o ensino. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 19/04/98.

 

CASTELLO, José. Paixão e perdição. Revista Isto É, nº 1467, pág.1233, 12/11/97

 

COELHO, Texeira.A peste da linguagem. Folha de São Paulo, 30 /03/97.

 

COSTA, Flávio Moreira. A literatura entra em campo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 02/05/98.

 

COSTA, Jurandir Freitas. O perigo do cabaré dos baixinhos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 25/ 06/98.

 

COSTA, Luiz. Autor discute o poder na comunicação eletrônica. Folha de São Paulo, 08/12/96

 

Criança não é boba diante da TV. Jornal do Brasil, 01/11/98.

 

DARNTON, Robert. Os livros proibidos e a revolução. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12/09/98.

 

Encontro: Tribuna Escola discute papel do professor. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 25/08/98.

 

FIGUEIREDO, Cláudio. As novidades da Bienal. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 25/04/98.

 

FIGUEIREDO, Rubens. Francês conta aventuras da língua portuguesa. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 04/10/97.

 

FIGUEREDO, Cláudio. Palavras, palavras, palavras. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13/09/97.

 

FINKIELKRAUT, Alan. A humanidade perdida. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro 18/04/98.

 

FRANCO, Carlos. A guerra nossa de cada dia. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 agosto / 1997.

 

GRAIEB, Carlos. Para gostar de ler. Revista Veja. 13 de maio, 1998.

 

GUERRA, Rosângela. A dona da Bolsa amarela. Nova Escola, novembro / 1996.

 

HOFSTADTER, Dan. Em cada envelope uma história. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 julho / 1997

 

Informe Cultural – Arco-íris livraria e Produtora Cultural, Ano III no 38.

 

Novos Caminhos ficcionais do RPG. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 junho / 1997.

 

Os mais vendidos – Editora Arte. Pesquisa realizada no Infoglobo no Rio de Janeiro.

 

O globo, Rio de Janeiro, 04/10/97, nº 57.4.

 

JOSEF, Bella. Romance e revolução. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 julho / 1997.

 

JULIÃO, Luciano. Minas investe em biblioteca para escolas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 07 junho / 1997.

 

LEVY, Pierre. O inexistente impacto da tecnologia. Folha de São Paulo, 17 agosto / 1997.

 

LIMA, Luiz Costa. As cartas de Euclides da Cunha. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13/09/97.

 

LIMA, Luiz Costa. O público do livro no Brasil. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28/02/98.

 

MAINARDI, Diogo. Obra de Peraltice – livro de Josué Montello sobre Machado de Assis deixa tudo a dever a obra do escritor. Veja, junho / 1997.

 

MAYNARD, Luthero. Um país é feito de livros e Monteiro Lobato. Editora: Segmento. Nº 207. Ano 25. 1998.

 

MELO, Cleyton. Na era da informação. Revista Educação. São Paulo: Segmento. nº 208. Ano 25. Agosto / 1998.

 

MINDLIN, José. Minha biblioteca é viva. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 01/11/97

 

MONTENEGRO, Cláudia e Goulart. Gabriela. Irajá oferece biblioteca modelo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16/11/97

 

MOYSÉS, MUGUET. Resgate do prazer pela leitura. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 19/10/97

 

NINA, Cláudia. A chave da memória. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 junho / 1997.

 

NINA, Cláudia. A chegada da escrita a uma cultura oral permite que os índios da Amazônia se transformem em autores da sua própria história. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 abril / 1997.

 

NOLL, João Gilberto. Gosto das coisas que geram inquietude. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 06/09/97.

 

PAIVA, Anabela. “Se for ministro faço”. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 29 dez / 1996.

 

PAIVA, Anabela. A celebração da leitura. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro,16/09/97.

 

PAULO, João e CARLOS, Heuvécio. Poeta viveu entre o amor da mãe e da filha. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 08 junho / 1997.

 

Pequenos Leitores. Jornal do Brasil, nº 574; Rio de Janeiro: 04/10/97, pág.1 e 4

 

PICCHIO, Luciana Stegagno. Cinco séculos de literatura. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 agosto / 1997.

 

PIRES, Paulo Roberto. Bordieu contra a Tv. O globo, Rio de Janeiro, 04/10/97

 

RIBEIRO, Marili. Megalivrarias chegam, enfim, ao país. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro,18 maio /1997.

 

RIBEIRO, Mônica. Burocracia ronda biblioteca. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 04/11/97

 

_____. Nos planos da biblioteca, o acervo ideal. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, junho / 1997.

 

RIBEIRO, Mônica. Clarice Lispector : Revisita a um coração selvagem. Tribuna de Minas:, Juiz de Fora, 14/04/98.

 

RIBEIRO, Mônica. Combustível para a imaginação. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 28/10/97

 

RIBEIRO, Mônica. Livros, um mercado instável. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 02 agosto / 1997.

 

RIBEIRO, Mônica. Pacto com o saber (Biblioteca Municipal Murilo Mendes). Tribuna de Minas, Juiz de Fora, junho / 1997.

 

RIBEIRO, Mônica. Uma aldeia sem muros. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 26/10/97

 

RIZZO, Sérgio. O país que não lê. Revista Educação. São Paulo: Segmento. Julho / 1998.

_____. Por um espaço de prazer. Revista Educação. São Paulo: Segmento. nº 208. Ano 25. Agosto / 1998.

 

ROCHA, Izaura. “ É preciso pensar em múltiplas linguagens”. Tribuna de Minas, 29/11/98.

 

ROCHA, Izaura. Revolução interativa. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 17 agosto / 1997.

 

RUFINO, Joel. Muitas idéias à procura de um lugar. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 agosto / 1997.

 

SADER, Emir. Bordieu dispara contra a televisão. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 25 junho / 1997.

 

SALAZAR, Érika. Locadora oferece alternativa em livros. Jornal do Pró-Música, Juiz de Fora, junho / 1997.

 

SANDRONI, Laura. Originalidade dá o tom de novos livros infantis. O globo, Rio de Janeiro, 04/10/97.

 

SCHLAFMAN, Léo. O mestre do folhetim. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro,06/09/97.

 

SCHWARTZ, Adriano. Os processos de Saramago. Folha de São Paulo, 18/10/98.

SITE resgata história milenar (projeto reconstrói todo acervo e recupera as relíquias da biblioteca de Alexandria) Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 28/10/97

 

SOBRINHO, José Bonifácio de Oliveira. Idéias fora de foco. Revista Veja, 17/09/97.

 

SOTO, Ernesto. Os muitos mistérios de Clarice. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16/08/98.

 

SOUZA, Hebert. Uma carta para Maria. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16/08/98.

 

SPINOLA, Noenio. Livro, espécie ameaçada. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16/03/98.

 

TOLEDO, Roberto Pompeu de. A televisão e as voltas às cavernas. Veja, 25 junho / 1997.

 

TRIBUNINHA, Ano 1. Nº 1. Juiz de Fora. 11/10/98.

 

VASCONCELOS, Nelson. Ideologia de Narizinho e Emília é investigada em ensaio sobre Lobato. O globo, Rio de Janeiro, 04/10/97.

 

WIlKER, José. O cinema reestrutura a desordem. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16/09/97.

 

XEXÉO, Artur. Sabor de café literário dura pouco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, março/98.

 

ZIRALDO. O universo em expansão. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 17 agosto / 1997.

 

 

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento