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Sobre a pesquisa

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Procuramos nesta nova investigação dar continuidade à pesquisa anterior, mergulhando em nosso banco de dados, aprofundando mais a análise do hipertexto virtual como um espaço de leitura/escrita, um novo gênero discursivo que está se mostrando intensamente presente nas práticas sócio-culturais de todos nós e especialmente de nossos adolescentes.

 

Buscamos compreender outros espaços de leitura/escrita na internet, além dos chats e-mail de listas de discussão, como as Home Pages construídas por adolescentes, das quais já tínhamos um inventário possibilitado por nosso trabalho de campo.

 

Ao focalizarmos o hipertexto na internet, Home Pages e Sites criados por adolescentes buscamos compreender a construção/produção da leitura/escrita que aí se processa ampliando e aprofundando algumas questões já levantadas em nossa pesquisa. Pretendemos, pois analisar o discurso escrito do adolescente aí presente, procurando aumentar nossa compreensão dos seus interesses, suas relações sociais, enfim compreender o seu desenvolvimento, a construção de sua subjetividade através dessa prática sócio-cultural. Ao mesmo tempo, ao focalizar esse discurso escrito, queremos compreender um pouco mais dessa escrita teclada, suas peculiaridades processuais, genéricas, formais e lingüístico-discursivas. A questão de gênero discursivo na perspectiva da teoria enunciativa de Bakhtin deverá ser refletida a partir de mais elementos a serem encontrados no material a ser analisado para que se aprofunde a discussão sobre os gêneros discursivos possibilitados por este novo suporte.

 

Em relação à construção/produção da leitura/escrita na escola Continuamos interessados nos adolescentes enquanto alunos de nossas escolas, pois, como profissionais da educação, temos que estar preocupados com essas mudanças trazidas pelas novas tecnologias para que a escola não fique delas defasadas.

 

As novas práticas de uma leitura/escrita que se constrói/produz na internet estão apontando para a necessidade de mudanças dessas práticas nos espaços educacionais. Que mudanças pode este novo processo de letramento do/no meio digital contemporâneo provocar no currículo escolar, na construção do conhecimento na escola, na leitura/escrita que se realiza no espaço escolar? De que forma essa escrita teclada e essa leitura/escritura hipertextual, não linear, circular, pode questionar a educação, a formação docente?

 

Continuando o trabalho investigativo, pretendemos uma inserção na escola para conhecer e compreender um pouco mais das práticas de letramento escolar focalizando duas instâncias: a sala de aula e a biblioteca escolar.

 

Diante da inovações tecnológicas, principalmente do desenvolvimento da informática e das aceleradas transformações trazidas pela rede mundial de computadores, queremos compreender a formação docente. Como essa formação inicial ou continuada está recebendo o impacto dessas mudanças.

 

 

ENFOQUE TEÓRICO E METODOLÓGICO

Ao propormos a continuidade de nossa pesquisa, manteremos também o mesmo enfoque teórico-metodológico com o qual vimos trabalhando: estaremos focalizando leitura/escrita na internet e na escola através de uma pesquisa qualitativa com o olhar da perspectiva sócio-cultural.

 

Ao focalizar a leitura/escrita de adolescentes na internet e na escola pretendemos organizar nossa pesquisa em 03 eixos temáticos abrigando determinados sub-projetos. Estes sub-projetos permitem fazer recortes e eleger temas que circunscrevem questões mais específicas. Essa forma de organização irá congregar a equipe com os projetos de dissertação dos mestrandos participantes, que integrarão os eixos temáticos com os sub-projetos. Dois aspectos articulam e reúnem estes sub-projetos: a abordagem teórico-metodológica utilizada e o aglutinamento das produções acadêmicas em torno do tema central da pesquisa.

 

 EIXOS TEMÁTICOS 

 São três os eixos temáticos:

1. A construção/produção da leitura/escrita na internet

Este eixo será desenvolvido através de um sub-projeto, no qual se integram todos os participantes, que se ocuparão da análise dos processos de leitura/escrita do hipertexto virtual, de Home Pages criadas por adolescentes.


2. A construção/produção da leitura/escrita na escola

 

Neste eixo, estaremos integrando 03 projetos de dissertação de mestrado que têm como objeto de estudo a sala de aula e a biblioteca escolar. São eles:

 

A. Aluna: Glória de Melo Tonácio

O professor e sua relação com as propostas curriculares de Língua Portuguesa: um olhar à luz da perspectiva sócio-histórica e da dimensão discursiva textual

 

B. Aluna: Alessandra Sexto Bernardes

A Biblioteca escolar no processo de formação do sujeito leitor/escritor.

 

C. Aluna: Ana Paula Sampaio Pereira

No discurso da sala de aula, o processo de aprendizagem do letramento nas classes de aceleração.

 

3. As tecnologias da informática e a formação docente

 

A. Aluna: Mirtes Zoé da Silva Moura

O Professor No Contexto Das Novas Tecnologias: Uma Abordagem Sócio-Histórica

 

B. Aluna: Paula Michele Teixeira Vieira

A implantação do PROINFO em Juiz de Fora nos discursos dos seus autores, dos capacitadores e dos professores.

 

 

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