UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Bibliografia

Você está em: Pesquisas > Pesquisas - Finalizadas > Pesquisa 4 - Construção/Produção da Escrita na Internet e na Escola uma Abordagem Sócio-Cultural (continuidade e desdobramentos) > Bibliografia

_____. Eu a janela através da qual o mundo contempla o mundo. Disponível em: <http://www.anped.org.br/24/ts9.doc> Acessado em: 5 de dezembro de 2001.

 

_____. Hipertexto: novo paradigma textual? Disponível em: <http://www.unicamp.br/~hytex/hnp0.htm> Acessado em: 22 de novembro de 2001.

 

_____ . Hipertexto e comunicação. Presença Pedagógica. A inteligência maior, Belo Horizonte, v.5, n.29, p.77-80, set/out, 1999.

 

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. A pesquisa em psicologia sócio-histórica: contribuições para o debate metodológico. Psicologia sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo : Cortez, 2001. cap.7, p.129-40.

 

BARKHTIN, Michael. La construción de le enunciación. In: SILVESTRE, Adriana; BLANCK, Gulhermo. Vygotsky e Barkhtin: la organización semiótica de la conciencia. Barcelona : Anthropoz, 1993. p.217-43.

 

BRASIL, André. Livro de Areia Hipertexto. Presença Pedagógica. Livro: objeto de desejo, Belo Horizonte, v.2, n.12, p.95-9, nov/dez 1996.

 

BRETAS, Beatriz. “Interações Telemáticas -Estudos sobre jovens internautas de Belo Horizonte”. Belo Horizonte, Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2000.

 

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Trad. Fulvia M. Moretto. São Paulo : Unesp, 2002. 143 p.

 

COLÓQUIO DA ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE ANALISTAS DO DISCURSO, V, abril, 1999, Santiago. Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto.

 

FÓRUM DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, Língua Portuguesa em debate: conhecimento e ensino, IV, out.1999, Rio de Janeiro. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula.

 

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Leitura, escrita e literatura em tempos de Internet. In: EVANGELISTA, Aracy (org.). Letramento literário: ensino, pesquisa e políticas públicas de leitura – Jogo do Livro IV. Belo Horizonte : Autêntica (no prelo).

 

LEVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo : Unesp, 1998. 159 p.

 

MACHADO, Irene A. Os gêneros e a ciência dialógica do texto. In: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão; CASTRO, Gilberto de. (Orgs). Diálogos com Barkhtin. Curitiba : UFRP, 1996. p.225-71.

 

MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2ed. São Paulo : Cortez, 2000. 118 p.

 

PIMENTEL, Ludimila; CALVINO, Ítalo. Calvino e o Hipertexto. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/hipertexto/calvin.html> Acessado em: 22 de novembro de 2001.

 

REY, Fernando González. La investigación cualitativa en psicología : rumbos y desafios. São Paulo : Editora ¾34, 1999. 264 p.

 

ROUNET, Sérgio Paulo. Em torno de um prefixo. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 jan. 2002. Caderno Mais, p.13-5.

 

XAVIER, Antônio Carlos S. Leitura, texto e hipertexto. Disponível em: <http://www.unicamp.br/~hytex/th0.htm> Acessado em: 22 de novembro de 2001.

 

____. O texto de pesquisa como objeto cultural e polifônico. Arquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro : UFRJ Imago CNPq, v.6, n.8, p. 79-87. 1998.

 

____. Um estrangeiro do interior – reflexões sobre a pesquisa com meninos de rua. Arquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro : UFRJ Imago CNPq, v.48, n.2, p. 105-23, 1996.

 

____. O processo metodológico na instância de aprendizagem. In: _____. Relatório. Juiz de Fora, 2001. Vol.2, p.24-36.

 

____. II, 9 jun. 2000, Juiz de Fora. Práticas em pesquisa qualitativa… Juiz de Fora : FEME, 2000.

 

____. Imaginación y creatividad del adolescente. In: _____. Obras Escogidas IV. Madri : Visor Dis S.A, 1984. Vol.4, cap.12, p. 205-23.

 

____. Desarrollo de los intereses en la edad de transición. In: _____. Obras Escogidas IV. Madri : Visor Dis S.A, 1984. Vol.4, cap.9, p. 11-45.

 

AMORIM, Marília. O detetive e o pesquisador. Documenta. Unesco de desenvolvimento durável, Rio de Janeiro : UFRJ Imago CNPq, v.6, n.8, p.127-41. 1997.

 

BERNADES, Alessandra Sexto; FERNANDES, Olívia de Paiva. A pesquisa escolar em tempos de Internet. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org). Relatório Técnico Final. Juiz de Fora, 2001. p.66-90.

 

BRASIL, André. Livro de Areia Hipertexto. Presença Pedagógica. Livro: objeto de desejo, Belo Horizonte, v.2, n.12, p.95-9, nov/dez 1996.

 

CALVINO, Ítalo. Marcovaldo ou as estações na cidade Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

 

CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo : Unesp, 1998. 159 p.

 

COSTA, Sérgio Roberto; SAMPAIO, Ana Paula Marques. Conceitos e (pré/pre) conceitos sobre o escrever e o teclar na Internet. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org). Relatório Técnico Final. Juiz de Fora, 2001. p.66-50.

 

FÓRUM DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, II, 9 jun. 2000, Juiz de Fora. Estudos Qualitativos numa abordagem sócio-histórica… Juiz de Fora : FEME, 2000.

 

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. O processo metodológico da pesquisa: uma instância de aprendizagem. In: ________. Relatório. Juiz de Fora, 2001. Vol 2, p. 24-36.

 

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: uma abordagem qualitativa. São Paulo: EPU. 1986. 99 p.

 

PASOLINI, P. P. Os Jovens Infelizes. Michel Lahud (Org.). São Paulo: Brasiliense, 1990.

 

RAMAL, Andréia Cecília. Educação na cibercultura: hipertexto, leitura, escrita e aprendizagem. 2001. Dissertação (Doutorado em Educação). PUC, Rio de Janeiro, 2001.

 

SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo : Companhia das Letras, 1998. 64 p.

 

_____. Governo vai abandonar micro popular. O Globo, Rio de Janeiro, 31 dez 2001. Informática etc, p. 03.

 

_____. Internet aterrissa nas favelas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 mar. 2002. Internet, p.02.

 

A MAIOR de todas as bibliotecas. O Globo, Rio de Janeiro, 2 set 2002. Caderno Informática etc. p. 1.

 

A GRAMÁTICA deve ser abolida. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 jul. 2002.Caderno Idéias. p . 3.

 

A VOLTA por cima. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 mar. 2002. Internet, p.03.

 

As letras que abalaram o mundo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 jul. 2002.Caderno Idéias. p . 3.

 

BERTOL, Rachael. Línguas Ameaçadas e resgate da oralidade. O Globo, Rio de Janeiro, 3 abr. 2002. Prosa e Verso, p. 03.

 

BLOG, Diário Virtual. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 18 ago.2002.Caderno 2.

 

BRASILEIROS começam combate contra a exclusão digital. Disponível em <http://www.estadao.com.br>. Acesso em: 12 mar.2002.

 

BUADDRILLARD, Jean. Internet ruma para o seu fim. Folha de São Paulo, São Paulo, 19 fev. 1998. Especial – World Media – Network, p.12.

 

COMBATE a exclusão se fortalece. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 mar. 2002. Internet, p.04.

 

COELHO, Marcelo. Programas que não significam nada. Folha de São Paulo, São Paulo, 3 abr. 2002. Folha Ilustrada, p. 6.

 

COMPAQ em prol da inclusão digital. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 mar. 2002. Internet, p.04.

 

DINIZ, Eduardo H. O Hipertexto e as Interfaces do Homem-Computador: Construindo uma Linguagem da Informática. Disponível em: www.fde.sp.gov.br/acervo/acesso/acesso11/acs11p01.htm. Acesso em: 24 mai. 2002. 2002.

 

ESPIONAGEM Diária. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 jul. 2002. Revista de Domingo. p . 20.

 

FELICIANO, Hector; ZARACHOWICZ, Weronika; LAPIN,Tood; LOHR, Steve. Comércio Virtual. Folha de São Paulo. São Paulo, 19 fev. 1998. Especial – Word Media – Network, p.11.

 

FUENTES, Carlos. O escritor diante dos novos meios. Folha de São Paulo, São Paulo, 19 fev. 1998. Especial – World Media – Network, p.12.

 

HOLLANDA, Eduardo. Revolução na escola. Disponível em: <http://www.terra.com.br/istoe/>. Acesso em: 5 abr. 2002.

 

 

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento