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NUPEL

Núcleo de Estudos  de Ensino e Linguagem – Pólo da Faculdade de Educação

 

Coordenadora: Lucia Cyranka

 

O Núcleo de Estudos  de Ensino e Linguagem – NEEL – consiste em um núcleo temático, destinado a abrigar projetos de ensino, pesquisa e extensão, voltados para as seguintes questões principais:

Ensino de Linguagem – práticas de leitura, escrita e reflexão gramatical;

Práticas de letramento na escola e na sociedade;

Formação continuada de professores.

Nos seguintes grupos de pesquisa do NEEL são desenvolvidas as pesquisas:

 

1 –  Linguagem, Interação e Conhecimento

Coordenadora: Maria Teresa de A. Freitas  (pesquisadora 1 C do CNPq)

Nome da pesquisa: Computador/internet como instrumentos culturais de aprendizagem na formação de professores em diferentes contextos educacionais de uma universidade federal

Período: (2007-2009)

Financiamento: CNPq e FAPEMIG

Objetivo: Essa pesquisa pretende compreender como, em diferentes contextos educacionais de uma universidade federal, a UFJF, em cursos de formação inicial de professores (Pedagogia e Licenciaturas) e no processo de formação continuada de professores do ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação dessa instituição, está se dando a incorporação do computador/internet como instrumentos culturais de aprendizagem na prática pedagógica.

 

 

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2 – Educação, Formação de professores e Infância

Nome da pesquisa: “Espaço de reflexão crítica em contexto de colaboração: reconstruindo os sentidos e os significados da prática educativa na creche”.

Este projeto está em andamento e conta com bolsistas de Iniciação Científica BIC e PIBIC. Realiza também o projeto de extensão “Formação Continuada de professores de Educação Infantil”.

 

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3 – Laboratório de Alfabetização: a constituição da escrita por crianças com histórias de repetência escolar

Coordenadoras: Luciane Manera Magalhães e Suzana Lima Vargas

Objetivo: Investigar a constituição de conhecimentos sobre a língua escrita por crianças que trazem, na sua história de vida, os diagnósticos médicos e psicológicos que apontam “deficiências” e “distúrbios” no aprendizado da escrita. A pesquisa está sendo desenvolvida através do acompanhamento longitudinal de crianças encaminhadas pelas escolas da rede pública para serem atendidas pelo Laboratório de Alfabetização. Neste Laboratório são realizados encontros semanais, com aproximadamente noventa minutos, com pequenos grupos de crianças, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de atividades sobre os usos e as funções da escrita, nos diversos contextos sociais e desencadear reflexões a respeito da representação da língua escrita pelas crianças.

 

 

3.1 – Nome da pesquisa: O processo de escrita e reescrita de textos por escolares

Período: 2007 – 2009

Coordenador: Suzana Lima Vargas

Descrição: Discussão sobre as operações lingüísticas e epilingüísticas presentes na escrita e reescrita de textos, produzidos nas aulas de português, por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.

 

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4- Linguagem e Teoria da Argumentação

Nome da pesquisa: Teoria da argumentação e Educação

Período: 2003 à –

Coordenador: Marcio Silveira Lemgruber

Objetivo: Pretendemos investigar até que ponto categorias da teoria da argumentação se prestam a pensar a prática pedagógica. Numa leitura ainda inicial, percebemos um grande potencial, para se pensar a prática educacional, na utilização de categorias tais como orador, auditório, saberes e valores prévios, dialogicidade, persuasão, imposição. Se desenvolver a capacidade de argumentação dos alunos é um dos principais objetivos de nossa escola básica, é de se esperar que a teoria da argumentação tenha em que contribuir nesta tarefa. Especial atenção será dedicada à ética. Por entender que não basta lembrar os valores éticos para eles serem automaticamente vivenciados, a pesquisa pretende contribuir para a reflexão em torno das possibilidades de formação, transmissão, reforço de valores éticos.

 

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5- Infância e Mídia

Nome da pesquisa:  Aprendizagem e Mídias: dimensões pedagógicas de desenhos animados infantis

Coordenadora: Eliane Medeiro Borges

Objetivo: O projeto estuda as possibilidades de utilização de programas infantis em ambiente escolar, buscando a elaboração de estratégias pedagógicas que se efetivem no sentido de unir as culturas infantis à cultura da escola.

 

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LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento