Você está em: Eventos > VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação
6 a 9 de junho de 2011

Cresce na contemporaneidade o debate sobre a pluralidade do mundo, dos conhecimentos que nele circulam e se enredam para além do conhecimento científico, até recentemente considerado como única forma de conhecimento válida e universal.

Se, historicamente, epistemicídios de toda sorte(1) foram cometidos, somos hoje capazes de reconhecer diferentes modos de conhecer o mundo e de com ele dialogar, diferentes práticas/teorias sociais em embate e diálogo no mundo acadêmico e cotidiano. Vivemos hoje um momento histórico em que a crise do paradigma hegemônico vem sendo acompanhada pelo crescimento desses estudos e debates em torno dessa multiplicidade de práticas/teorias sociais nos diferentes campos de estudo, dentre eles na Educação.

Assim, em sua sexta edição, os organizadores do Seminário Internacional “As redes educativas e as tecnologias”, na tradição das preocupações sociais e culturais que vêm dedicando aos problemas educativos desde sua primeira edição, se propõem a discutir a contemporaneidade com suas múltiplas e diferenciadas práticas/teorias sociais em diferentes redes educativas.

Situando-se aquém ou além da “opinião” que se tem na conta de “científica”, o senso comum, em sua sabedoria ancestral, não se deixa perturbar pelo dever ser e, assim, reconhece o que é ou está. Paul Ricoeur deu a isso o nome de “discursividade primordial do vivido”.

Michel Maffesoli

1. Santos, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

Os objetivos principais desta sexta edição do seminário são:

• compreender as relações dos sujeitos de práticas/teorias sociais com as tecnologias em múltiplas redes educativas;
  • relacionar práticas/teorias sociais desenvolvidas em diferentes espaços/tempos por diferentes praticantes, com a vida cotidiana e as redes educativas que o habitam e que são acionadas nesses processos;
  • interrogar os processos de constituição e discussão de diferentes práticas/teorias sociais na contemporaneidade, notadamente no campo da educação, em suas diferentes dimensões e formas;
  • discutir as questões éticas e estéticas que se colocam na relação cotidiana das práticas/teorias sociais e educativas com o entorno social e cultural.

Comissão organizadora

• Inês Barbosa de Oliveira
    [coordenação geral]
  • Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi
  • Edméa Oliveira dos Santos
  • Jane Paiva
  • Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald
  • Siomara Borba Leite

A G E N D A

FIM DAS INSCRIÇÕES

6 de junho de 2011 [19:00h].

ENVIO DE COMUNICAÇÕES

Até 16 de abril de 2011.

INSCRIÇÕES COMO OUVINTE

Apenas não se registre como autor de comunicação.

Apreciação pelo Comitê Científico

Até 29 de abril de 2011.

Divulgação das Comunicações Aprovadas

Até 6 de maio de 2011.

De 7 de maio de 2011 a 8 de maio de 2011.

Divulgação dos Recursos

Até 11 de maio de 2011.

Divulgação da programação das Comunicações

Até 27 de maio de 2011.

Taxas de Inscrição

» Estudante de Graduação e de Pós-Graduação:
até 28 de fevereiro de 2011: R$ 45,00
até 16 de abril de 2011: R$ 60,00
até 30 de maio de 2011: R$ 80,00
» Professor(a) de Educação Básica:
até 28 de fevereiro de 2011: R$ 60,00
até 16 de abril de 2011: R$ 80,00
até 30 de maio de 2011: R$ 100,00
» Pesquisador e Professor de Educação Superior:
até 28 de fevereiro de 2011: R$ 90,00
até 16 de abril de 2011: R$ 120,00
até 30 de maio de 2011: R$ 150,00

FORMA DE PAGAMENTO

Até 23 de maio de 2011:

Somente através do sistema UOL pagSeguro [transferência ou boleto bancário]. Link para pagamento disponível após inscrição.

Após esta data, somente por depósito bancário identificado ou transferência bancária.

www.seminarioredes.com

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento