UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Equipe

Você está em: Equipe

COORDENADORA

0maria_teresa

Profª Drª Maria Teresa de Assunção Freitas

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, trabalhando com o enfoque teórico da psicologia histórico-cultural (Vygotsky, Luria, Leontiev e Mikhail Bakhtin).Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa na abordagem histórico-cultural, práticas sócio-culturais de leitura e escrita, letramento digital e formação de professores. Desde setembro de 2006 exerce o cargo administrativo de Coordenadora da Pós Graduação stricto-sensu da UFJF.

______________________________________________

PROFESSORES PESQUISADORES/ ASSOCIADOS



 

 

 

Andréia Alvim Bellotti Feital

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Atualmente é Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento – LIC – do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Linguagem – NUPEL – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e Professora Efetiva do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: computador/internet, formação de professores, formação continuada, leitura e educação.

 

 

 

 

 

 

 

Maria Leopoldina Pereira

Pedagoga, graduada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Alfabetização e Linguagem pela mesma instituição, é coordenadora pedagógica e professora das séries iniciais do município de Juiz de Fora. Possui mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integra o grupo de pesquisas LIC- Linguagem, Interação e Conhecimento coordenado pela professora doutora Maria Teresa de Assunção Freitas.

 

 

Ana

 

Ana Paula Pontes de Castro

Possui mestrado na área da educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF), orientada pela Profa. Dra. Maria Teresa de Assunção Freitas. É integrante do Grupo de Pesquisas Linguagem, Interação e Conhecimento, coordenado pela mesma professora. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, computador/internet, aprendizagem e formação de professores. Atualmente é coordenadora pedadógica no Colégio Cristo Redentor.

 

 

 

Alessandra Sexto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003).  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas socio-culturais de leitura e escrita, internet, escrita, formação de professores e gêneros discursivos.

______________________________________________

MESTRANDA

 



 

Mariana Henrichs Ribeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF), orientada pela Profa. Dra. Maria Teresa de Assunção Freitas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). É bolsista de iniciação científica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, escrita, cibercultura, pesquisa e instrumentos culturais.

____________________________________________

DOUTORANDOS

 

 

 

 

Elzicléia Tavares dos Santos

Possui Mestrado em Educação pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Teófilo Otoni (1994), especialista em Infomática na Educação pela FAESA/EA. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia e encontra-se afastada para a realização do curso de doutorado em Educação na UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Novas Tecnologias na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologias digitais, geração digital, inclusão digital , alfabetização e letramento digital e formação de professores .

 

Sérgio Augusto Leal de Medeiros

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em História (1980) e mestrado em Educação (2006) pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e Eduação, com ênfase no ensino de História; atuando principalmente nos seguintes temas: História contemporânea e Cinema. Desenvolve pesquisa no grupo LIC(Linguagem, Interação e Conhecimento) da Facauldade de Educação da UFJF, tendo como tema a interface entre a mídia e educação.

 


 

Ana Paula Marques Sampaio Pereira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Atualmente é doutorando pelo PPGE/UFJF e vice-diretor na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves/ Juiz de Fora (MG). Tem experiência na área de Educação como coordenadora pedagógica e docente no Ensino Fundamental (anos iniciais) e no Ensino Superior, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, internet, educação ambiental, educação infantil, currículo/ programa escolar e projetos de ensino, problemas de escolarização e de aprendizagem, alfabetização e fracasso escolar.

 

 

 

 

 

 

 

Cristiano Rodrigues

Doutorando do PPGE – UFJF com pesquisa em torno da utilização do Cinema Documentario na formação de professores. Possui Mestrado em Multimeios pela UNICAMP(2005) e graduação em Comunicação Social pela UFJF(1993). Desde 1998 é professor titular do Departamento de Televisão e Rádio da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Atua como diretor de televisão e produtor de filmes documentários. Investiga em sua produção acadêmica a criação de conteúdo audiovisual, principalmente a fronteira do documentário com as artes e a educação

 

 

 

Janaina de Oliveira Nunes

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Professora do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da UFJF. Jornalista e mestre em Comunicação e Sociedade pelo PPGCom/UFJF. Possui especialização em Moda, Cultura de Moda e Arte (2009) e também em Arte, Cultura Visual e Comunicação (2006), ambos pelos Instituto de Artes e Design da UFJF. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) durante o período de graduação (2001-2004) na UFJF. Atuou como repórter da editoria de cultura do jornal Tribuna de Minas (Juiz de Fora) entre 2005 e 2009. Foi professora e coordenadora do curso de Comunicação Social da Unipac de Barbacena-MG entre agosto de 2009 e fevereiro de 2010. Atuou como professora substituta no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) entre março e julho de 2010. Tem interesse pelas seguintes temáticas: letramento digital, mídias e educação, cultura visual, produção de conhecimento, comunicação e novas tecnologias, mídias digitais e redes sociais.

 

______________________________________________

BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Glaucia Maria dos Reis Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Atualmente é bolsista PIBIC/CNPq de iniciação científica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: computador – internet, cinema-educação,professor-aluno, formação de professores, aprendizagem e novas tecnologias.

 

Hannah Moreira Ferraz de Lima

Estudante do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é bolsista de iniciação científica – BIC/UFJF –  e de apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Lara Martins de Almeida

Estudante do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é bolsista – PROBIC/ FAPEMIG .

 

 

 

 

 

Taiza Marcello Araripe

Estudante de Educação (Pedagogia/UFJF), Bolsista de Iniciação Científica com auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Grupo de Pesquisa LIC (Linguagem, Interação e Conhecimento), sob a orientação da Profª.Draª. Maria Teresa de Assunção Freitas.

 

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento