CINEDUCA: A escola na tela do cinema

Data: 21 de setembro de 2011

Olá pessoal,

Estão abertas as inscrições para o CINEDUCA: A escola na tela do cinema.  Para se inscrever baixe a  Ficha de inscrição e envie para o e-mail grupolicufjf@gmail.com (em anexo ao email, formato word)

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 28 de setembro de 2011. As sessões serão realizadas na sala de demonstração da FACED  das 16h as 18h.

Esperamos por vocês!!!

Programação:

28/09/2011 – Quarta Feira

Entre os muros da escola

Direção: Laurent Cantet ( França, 2008)

Sinopse:
François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores

Duração: 128 min.

05/10/2011- Quarta- feira

O Jarro

Direção: Ebrahim Forouzesh (Irã, 1992)

Sinopse:
Numa escola do deserto, o jarro que serve para as crianças matarem a sede trinca. O fato mobiliza as pessoas do vilarejo, cada uma com uma reação diferente. Rodado num aldeia do escaldante deserto iraniano, o filme contou com a participação de atores não profissionais que, até então, mal conheciam o cinema.

Duração: 86 min.

19/10/2011- Quarta- feira

Adeus, Meninos

Direção: Louis Malle (França, 1987)

Sinopse:
França, inverno de 1944. Julien Quentin é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett, um introvertido colega de classe que Julien posteriormente descobre ser judeu. A tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local, prendendo Jean, outros dois alunos e ainda o padre responsável pelo colégio.

Duração: 103 min.

26/11/2011- Quarta- feira

Nenhum a menos

Direção: Zhang Yimou (China, 1999)

Sinopse:
Menina de treze anos assume o posto de professora num vilarejo pobre chinês. Quando um aluno é forçado a trabalhar na cidade, ela empreende uma busca obstinada para trazê-lo de volta.

Duração: 106 min

09/11/2011- Quarta- feira

Pro dia Nascer Feliz

Direção: João Jardim ( Brasil, 2007)

Sinopse: Através de uma investigação do relacionamento do adolescente com a escola – ambiente fundamental em sua formação – o diretor traz à tona, além de questões comuns a qualquer adolescente dentro do ambiente escolar, questões como a desigualdade social e o impacto da banalização da violência no desenvolvimento de muitos desses jovens.

Duração: 88 min.

16/11/2011- Quarta- feira

Quando tudo começa

Direção: Bertrand Tavernier (França, 1999)

Sinopse:
No interior da França, o professor Daniel Lefebvre enfrenta os problemas da comunidade miserável em que vive. O roteiro é um esforço conjunto de amigos do diretor. Partindo de fatos reais, eles construíram um panorama melancólico e pessimista da realidade social nas regiões do interior da França.

Duração: 117 min

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento