CINEDUCA.DOC

Data: 7 de maio de 2011

Olá pessoal,

Estão abertas as inscrições para o CINEDUCA. DOC. Para se inscrever baixe a Ficha de inscrição e envie para o e-mail grupolicufjf@gmail.com (em anexo ao email, formato word)

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 18 de maio de 2011.

Programação:

18/05/2011 – Jogo De Cena – 2007

Direção: Eduardo Coutinho

Tempo: 105 minutos

Atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas.

25/05/2011- Lixo Extraordinário – 2010

Direção: Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley

Tempo: 90 minutos

Filmado ao longo de dois anos (2007 e 2009), O documentário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: O Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

01/06/2011- Infinito ao meu Redor – 2008

Direção: Cláudio Torres

Tempo: 100 minutos

Infinito ao Meu Redor é um relato emocionante sobre a carreira da diva da música brasileira Marisa Monte. A artista revela  preciosidades e cenas corriqueiras do seu dia-a-dia de cantora. Além do documentário, que revela quase dois anos de bastidores da última turnê mundo afora, esse excelente trabalho traz os sucessos dos álbuns Infinito Particular e do Universo ao Redor. “Cada músico tem uma maneira própria de construir sua carreira. Conto aqui como é a minha, explicando, no particular, o universo da minha profissão”.
Marisa Monte

08/06/2011- Ônibus 174 – 2002

Direção: José Padilha

Tempo: 133 minutos

Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.

15/06/2011- Opnião Pública -1967

Direção: Arnaldo Jabour

Tempo : 115 minutos

Em A Opinião Pública, o diretor faz o primeiro filme de longa-metragem em cinema verdade, analisando os corações e mentes da classe média brasileira, logo depois da “revolução” militar de 1964, mostrando como a classe média, com seu conservadorismo e ingenuidade, apoiou esse retrocesso histórico no país.

29/06/2011- Santiago – 2006

Direção: João Moreira Sales

Tempo: 80 minutos.

Em 1992 o diretor João Moreira Salles planejou o documentário “Santiago”, baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005 o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado.

As exibições serão realizadas na sala 09 da Faculdade de Comunicação da UFJF, às 16 horas.

Folder cineduca 2011

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento