Fechar menu lateral

Orientações para a matrícula

 

1ª ETAPA: A MATRÍCULA PELO SIGA:

A “MATRÍCULA PELO SIGA” é uma SOLICITAÇÃO de matrícula, que poderá ou não ser atendida, dependendo de quantas vagas houver para o curso do(a) discente naquela disciplina e de quantas pessoas solicitarem matrícula para aquela disciplina.

No Calendário Acadêmico da UFJF são estipulados os dias para a matrícula pelo SIGA.

Nos dois dias seguintes ao prazo da matrícula pelo SIGA, o CGCO executa um software que analisa as solicitações (1ª ANÁLISE DE MATRÍCULA) e concede-a nas vagas reservadas para o curso de cada discente nas disciplinas solicitadas de acordo com as seguinte ordem de prioridade (RAG, Art. 24):

  • não repetentes;
  • reprovados por aproveitamento ou que tenham trancado a disciplina;
  • reprovados por infrequência.
  • A UFJF disponibiliza, em sua homepage, acesso eletrônico a documentos normativos publicados pela UFJF e que são relevantes para sua comunidade acadêmica. Entre eles estão: o Estatuto, Regimento e Regulamento Acadêmico da Graduação da UFJF (RAG): ufjf.br/prograd/institucional/legislacao/

 

O critério de classificação dentro de cada um dos grupos anteriores (ou o critério de desempate) é o maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Por isso, é de extrema importância TRANCAR A MATRÍCULA na disciplina, ao invés de abandonar a aula e ser reprovado por infrequência. Além disso, a reprovação por infrequência CONTA COMO NOTA ZERO na hora de calcular o IRA, portanto, prejudica o aluno duas vezes na hora de conseguir a matrícula.

Não faz diferença se o aluno solicita a matrícula no primeiro dia ou no último dia do prazo da matrícula pelo SIGA, contanto que seja em um dos dias estipulados para a matrícula. O ícone de MATRÍCULA no SIGA só aparece NOS DIAS DE MATRÍCULA definidos no Calendário Acadêmico.

 

2ª ETAPA: AJUSTES DE MATRÍCULA PELO SIGA:

Logo após a 1ª Análise de matrícula é aberto novo período de alguns dias para AJUSTES DE MATRÍCULA PELO SIGA. Nesse período, aparecerá no SIGA de cada discente o resultado da solicitação de matrícula: em quais disciplinas foi concedido a matrícula e em quais disciplinas a matrícula foi negada. No caso de ter sido negada, haverá uma mensagem informando o porquê da negativa (seja qual for o motivo da negativa (mesmo ‘excedente’), se o(a) discente ainda quiser matrícula naquela disciplina, deverá solicitá-la NOVAMENTE nesta etapa.

Durante o período de ajuste pelo SIGA, cada discente poderá solicitar matrícula em disciplinas adicionais, para completar a sua grade, ou CANCELAR a matrícula em disciplinas que tenha conseguido na 1ª Etapa.

Nos dois dias seguintes ao prazo de Ajustes pelo SIGA, o CGCO executa novamente o mesmo software que analisa as solicitações de matricula (2ª ANÁLISE DE MATRICULA). A ordem de prioridade das matriculas neste período de ajuste de matricula é igual ao do período de matrícula.

 

3ª ETAPA: AJUSTES DE MATRÍCULA NA COORDENAÇÃO DO CURSO:

Começando cerca de 01 semana antes do início das aulas e indo até uma semana após o início das aulas, é ainda possível fazer ajustes adicionais na matrícula solicitando à Coordenação do Curso de seu curso.

Recomenda-se que esse recurso seja usado pelo(a) discente que ainda não tenha conseguido matrícula no número de disciplinas que precisava. Se o(a) discente ainda quiser matrícula em disciplinas que não conseguiu na 1ª ou 2ª Etapa, deverá solicitá-la NOVAMENTE nesta etapa (pode ser que outros(as) estudantes tenham cancelado matrícula em disciplinas e estas agora tenham vagas desocupadas). A solicitação de ajustes deve ser encaminhada à coordenação, no e-mail coord.religiao@ufjf.br .

 

4ª ETAPA: BOLSÃO (OU MATRÍCULA EM VAGA OCIOSA DE OUTRO CURSO):

É estipulado um dia no Calendário Acadêmico da UFJF, geralmente na semana seguinte ao início das aulas, a partir do qual qualquer estudante pode se matricular nas vagas reservadas para outro curso que ainda não foram ocupadas. Nesse dia é possível se matricular em qualquer disciplina da UFJF na qual ainda tenha sobrado vaga. A solicitação desta matrícula deve ser feita na Coordenação do curso (não é feito pelo SIGA).