UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Normas acadêmicas e regulamentos institucionais

Você está em: Para Alunos > Normas acadêmicas e regulamentos institucionais

Todo trabalho científico e por consequência todo trabalho acadêmico tem suas normas e regulamentos de escrita, publicação e apresentação.

Nas sub-páginas abaixo você encontrará sugestões e normas adotadas pela Graduação de Ciências Sociais, mas desde já deixamos a dica:

 

  1. Sempre de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
  2. Escreva sempre com as fontes padrões: Times New Roman, tamanho 12; ou Arial, tamanho 10;
  3. Use sempre espaçamento de 1,5 pontos e parágrafos de 2 pontos de recuo;
  4. Use caixa alta, negrito, itálico e/ou sublinhado para dar ênfase ou escrever seus títulos e subtítulos;
  5. Coloque as palavras de línguas estrangeira sempre em itálico;
  6. Sempre ofereça as referências bibliográficas completas e de acordo com a ABNT;
  7. Entregue seus trabalhos no prazo pedido;
  8. Faça uma boa argumentação a cerca de seu tema.

 

Para esclarecer possíveis dúvidas quanto ao modelo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) adotado pelo curso, dizemos que:

 

O trabalho de conclusão de curso em Ciências Sociais resulta das disciplinas CSO086 (Projeto de Bacharelado) e CSO088 (Monografia), para o curso antigo (31A) e das disciplinas CSO148 (TCC1/Projeto de Bacharelado) e CSO149 (TCC2/Monografia) para o curso novo (72C/73C).

Ele pode ter a forma de uma monografia dissertativa, de relatório de pesquisa ou mesmo de um artigo científico extraído de um relatório de pesquisa. A nota das disciplinas CSO086 e CSO148 é dada pelo Orientador do projeto de bacharelado. No caso da disciplina CSO088 e CSO149 a nota final é dada pela defesa da monografia perante uma banca formada pelo Orientador e outro professor examinador com conhecimento pertinente na área da monografia (não é necessário que pertença aos quadros do departamento).

Caso o Orientador já seja externo ao Departamento de Ciências Sociais (DCSO) então o examinador deverá obrigatoriamente pertencer aos quadros do DCSO. Maiores regulamentações sobre o formato dos trabalhos e procedimentos de defesa são fixados e modificados pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) no Projeto Político Pedagógico de Ciências Sociais (PPPCSO)

 

Relembramos que abaixo seguem subpáginas com dicas e regras adotadas pelo curso:

 

 

 

Veja também: RAG, Trabalhos e Artigos, Projeto de Bacharelado, Monografias.