UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

José Alcides Figueiredo Santos

Você está em: Institucional > Corpo Docente > Docentes Sociologia > José Alcides Figueiredo Santos

Sociólogo, professor associado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorou-se em sociologia pelo IUPERJ, e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Wisconsin-Madison. Escreveu o livro “Estrutura de Posições de Classe no Brasil” (UFMG/IUPERJ, 2002) que ofereceu uma contribuição renovada para os estudos de classe de inspiração marxista na sociologia brasileira.

Orienta-se por uma perspectiva sociológica que almeja conjugar orientação teórica consistente e validade das evidências empíricas. Tem artigos sobre as desigualdades de classe social, raça e gênero publicados nos principais periódicos de ciências sociais do país. É bolsista de Produtividade em Pesquisa II do CNPq. Desenvolve um programa de investigação sobre desigualdades sociais no Brasil usando uma tipologia de classes baseada numa abordagem neomarxista.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5089887428145825

 

E-mail: jose.alcides@ufjf.edu.br

 

 

Principais publicações:

SANTOS, J. A. F. Class divisions and health chances in Brazil. International Journal of Health Services, 2011, Vol. 41, Number 4.

SANTOS, J. A. F. Desigualdade racial de saúde e contexto de classe no Brasil. Dados – Revista de Ciências Sociais, Vol. 54, n. 1, 2011.

SANTOS, J. A. F. Classe social e desigualdade de gênero no Brasil. Dados – Revista de Ciências Sociais, vol.51 n. 2, 2008. <http://www.scielo.br/pdf/dados/v51n2/05.pdf>.

SANTOS, J. A. F. Uma classificação socioeconômica para o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 20, n. 58, 2005. <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v20n58/25627.pdf>.

SANTOS, J. A. F. Estrutura de posições de classe no Brasil: mapeamento, mudanças e efeitos na renda. Belo Horizonte/Rio de Janeiro, Editora da UFMG/Iuperj, 2002.