Felipe Maia Guimarães da Silva

Você está em: Institucional > Corpo Docente > Docentes Sociologia > Felipe Maia Guimarães da Silva

Doutor em Sociologia pelo IESP – UERJ (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com pós-doutorado no CPDOC – FGV. Mestre em Sociologia pelo IUPERJ.

Suas pesquisas concentram-se na área de sociologia política e pensamento social brasileiro, com destaque para os temas da questão agrária, da modernização no Brasil e da relação entre cultura e política. Tem interesse também em teoria sociológica e sociologia histórica.

C.V Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4424970U1

Email: felipe.maia@ufjf.edu.br

Sala no ICH: B-IV-41

Principais Publicações:

SILVA, F. M. G. O agrarismo brasileiro em questão: os intelectuais e a formação do capitalismo agrário brasileiro. Estudos Sociedade e Agricultura (UFRRJ), v. 22, p. 286-318, 2014.

SILVA, F. M. G. Política e democracia em Gramsci: um roteiro para leitura. Dialética, v. 5, p. 23-39, 2014.

SILVA, F. M. G. Os caminhos e as linguagens do sertão. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 28, p. 224-227, 2013.

SILVA, F. M. G. As jornadas de junho e a hora da política. Boletim CEDES, v. 1, p. 32-35, 2013.

SILVA, F. M. G. Fronteira, questão agrária e modernização: revisitando Weber, Turner e Lênin. Raizes (UFPB), v. 33, p. 27-44, 2012.

SILVA, F. M. G. Notas sobre a revisão do Código Florestal e a questão agrária. Breviário de Filosofia Pública, v. 61, p. 1-10, 2012.

SILVA, F. M. G. Questão agrária e modernização na periferia do capitalismo: uma incursão pelos estudos agrários de Lênin e de Max Weber. Desigualdade & diversidade (PUCRJ), v. 8, p. 119-145, 2011.