UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Marcella Beraldo de Oliveira

Você está em: Institucional > Corpo Docente > Docentes Antropologia > Marcella Beraldo de Oliveira

marcella2-300x225

Professora Adjunta de Antropologia na UFJF e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF; Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp (2010) com período de 12 meses de Doutorado Sanduíche no Centre International de Criminologie Comparée da Université de Montrèal (CICC-UdeM); mestre em Antropologia Social pela Unicamp (2006); bacharel em Direito pela PUC-Campinas (2004) e bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp (2001).

Editora da Revista Teoria e Cultura do PPG-CSO da UFJF; integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq “Diversidade e Fronteiras Conceituais”; pesquisadora do INCT-InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos – http://www.uff.br/ineac/); pesquisadora do Núcleo Tapuia de Antropologia (UFJF); pesquisadora do Núcleo Estudos da Exclusão e da Violência da Universidade Estadual do Norte Fluminense (NEEV-UENF).

Participou de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp – Pagu; coordenou e desenvolveu pesquisas no Instituto de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública (ISP/SSP/RJ); prestou assistência jurídica na área de direito de família em ONG – SOS Mulher e Família em Campinas/SP. Organizou livro com Guita Debert e Maria Filomena Gregori “Gênero, Família e Geração: Juizados Especiais Criminais e Tribunal do Júri”. Tem várias publicações e pesquisas com os seguintes temas: gênero; família; sexualidade; corpo; políticas públicas de segurança; violência; criminologia; sistema de justiça; justiças alternativas/mediação de conflitos; justiça comunitária; agroecologia, comunidades tradicionais e cultura popular.

 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9208010575645615

 

E-mail: marcella.beraldo@ufjf.edu.br

 

 

Principais publicações:

BERALDO DE OLIVEIRA, Marcella; MIRANDA, Ana Paula; PAES, Vívian Ferreira. A Reinvenção da “cartorialização”: análise do trabalho policial em registros de ocorrência e inquéritos policiais em “Delegacias Legais” referentes a homicídios dolosos na cidade do Rio de Janeiro. Segurança, Justiça e Cidadania , v.4, p.119-152, 2010.

BERALDO DE OLIVEIRA, Marcella, DEBERT, Guita Grin. “Domestic Violence” and Diferent Forms of Conciliation. GREGORY, T. (Tradutor). Cad. Pagu, v. 1 (special edition): SciELO Social Sciences, 2008. <http://socialsciences.scielo.org/pdf/s_pagu/v1nse/scs_a03.pdf>.

BERALDO DE OLIVEIRA, Marcella. Da Delegacia de Defesa da Mulher ao Juizado Especial Criminal: significados da violência de gênero no fluxo processual. In: Gênero, família e gerações: Juizado Especial Criminal e Tribunal do Júri. Campinas: Pagu / Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp, 2008, p. 15-49.

BERALDO DE OLIVEIRA, Marcella. A mudança de significados da violência de gênero no fluxo da justiça. Revista Novos Rumos, v. 8, p. 69-79, 2007.

BERALDO DE OLIVEIRA, Marcella; MIRANDA, Ana Paula; PAES, Vívian Ferreria. Antropologia e Políticas Públicas: Notas sobre o trabalho policial. Cuadernos de Antropología Social, v. 25, p. 51-70, 2007. <www.scielo.org.ar/pdf/cas/n25/n25a03.pdf>.

BERALDO DE OLIVEIRA, Marcella, DEBERT, Guita Grin. Os modelos conciliatórios de solução de conflitos e a violência doméstica. Cadernos Pagu (UNICAMP), v. 29, p. 305-337, 2007. <http://www.scielo.br/pdf/cpa/n29/a13n29.pdf>.