UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Elizabeth de Paula Pissolato

Você está em: Institucional > Corpo Docente > Docentes Antropologia > Elizabeth de Paula Pissolato

Etnóloga, doutora em antropologia social pelo Museu Nacional da UFRJ e participante do Nucleo de Transformações Indígenas (NuTI) e do grupo de pesquisa Antropologia das Fronteiras Conceituais (UFJF). Ao longo do período 2009/2010 participou também do Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne/EREA/CNRS e do Laboratoire d’Éthnologie et Sociologie Comparative (LESC/Université Paris X) na França.

Realiza pesquisas com os Mbya desde 2001, tendo publicado uma etnografia realizada junto às aldeias guaranis no estado do Rio de Janeiro (“A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani)”, EDUNESP/ISA/NuTI, 2007).

Tem interesse em temas diversos no campo da etnologia indígena, como parentesco, abordagens da infância, ritual, xamanismo e transformações indígenas, e em Teorias Antropológicas e das teorias antropológicas contemporâneas. Atualmente tem orientado pesquisas e aprofundado estudos no campo da Antropologia do Corpo e das Emoções, e em Ritual e Performance.

 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6074252503067289

 

E-mail: epissolato@terra.com.br

 

 

 

Principais publicações:

PISSOLATO, E. de P. Dimensões do bonito: cotidiano e arte vocal mbya guarani, 2009 <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio>.

PISSOLATO, E. de P. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani). São Paulo: Editora da UNESP, 2007.

PISSOLATO, E. de P. Xamanismo, Ritual e Ascetismo Guarani: a Questão da Imortalidade à luz de uma Etnografia Contemporânea entre Grupos Mbya. In: Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas dos Povos Tupi, 2004, Brasília.