UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Cristina Dias da Silva

Você está em: Institucional > Corpo Docente > Docentes Antropologia > Cristina Dias da Silva

Cristina-220x300Antropóloga, doutora e mestre pelo PPGAS da Universidade de Brasília e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia da Saúde e da Política, atuando principalmente nos seguintes temas: processos saúde-doença, políticas públicas de saúde, saúde indígena, profissionais de saúde, conceitos de corpo, poder, hierarquia e emoções.

Desde 2006, desenvolve pesquisa sobre concepções e práticas de saúde entre profissionais da saúde indígena, autoridade higienista, poder tutelar e o campo da enfermagem no Brasil, tendo realizado etnografia entre profissionais da enfermagem e da medicina que atuam no Subsistema de Saúde Indígena, investigando possíveis reatualizações e correlações entre higienismo e poder tutelar no contexto da atual política de saúde indígena brasileira.

É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Antropologia, Saúde e Saneamento (UNB). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Antropologia Tapuia, do Instituto de Ciências Humanas da UFJF.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/5313130865571363

E-mail:

 

 

Principais publicações:

DIAS DA SILVA, C. (no prelo). De improvisos e cuidados: profissionais da saúde indígena em perspectiva (coletânea “Matrizes históricas e ideológicas da saúde indígena no Brasil”).

TEIXEIRA, Carla C.; DIAS DA SILVA, C. Do desperdício da água ao nojo do outro: corpo, individualidade e as tensões constitutivas das interações em banheiros públicos. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 5, p. 217-234, 2011.

TEIXEIRA, Carla C.; DIAS DA SILVA, Cristina. Uma crítica à noção de desperdício: sobre os usos da água nos banheiros públicos. Série Antropologia (UNB), v. 428, 2009.

DIAS DA SILVA, C. A Humanização do atendimento médico no contexto de implementação de um projeto piloto. In: VI Reunión de Antropología del Mercosur, Montevideo. Identidad, fragmentación y diversidad. Montevideo: FHCE – Universidad de la República, 2005.