UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Formas de Ingresso

Você está em: Curso > Formas de Ingresso

O curso de Ciências Sociais da UFJF NÃO SE DÁ por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou do Programa de Ingresso Seletivo (PISM).

A principal forma de ingresso ao curso de Ciências Sociais é através do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Também estão previstas formas de ingresso direto no curso, sendo as duas principais, por transferência e por meio de ingresso de graduados em vagas ociosas em edital publicado pela PROGRAD.

 

Ingresso por meio do BACH

O(a) discente ingressa no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (BACH) e ao quinto período deve optar por fazer ou não um segundo ciclo e em qual área. Os(as) discentes que optarem pelo curso de Ciências Sociais no 2º ciclo deverão cursar no 5º período do BACH as 5 disciplinas da área de concentração:

 

Disciplina

Código

Carga-horária

Introdução à Antropologia

CSO 093

60

Introdução à Ciência Política

CSO 110

60

Introdução à Sociologia

CSO112

60

Pensamento Social Brasileiro I

CSO 117

60

Metodologia Científica

CSO 092

60

 

 

Sendo aprovado nas cinco disciplinas da área de concentração, no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e tendo colado grau, o(a) discente ingressa, no semestre seguinte no curso de Ciências Sociais. Parte da carga-horária cursada no BACH será computada para fins de integralização do 2º ciclo.

 

Ingresso de graduados em vagas ociosas

Uma vez por ano o curso de Ciências Sociais abre vagas para o ingresso de candidatos que já possuem uma graduação em qualquer área. O número de vagas é definido pelo CDARA a partir dos critérios estipulados no Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG) levando em consideração.