Fechar menu lateral

Informações sobre retorno presencial e segundo semestre de 2021 no curso de CSO

Prezadxs alunxs,

O Conselho Universitário (CONSU) aprovou no dia de ontem o retorno gradativo presencial das atividades de ensino nas graduações da UFJF. Assim, a partir do 2º semestre de 2021, poderão ser oferecidas, em formato presencial, disciplinas práticas, teórico-práticas e os estágios obrigatórios. As disciplinas teóricas devem continuar a ser ofertadas em formato remoto. Mais informações: https://www2.ufjf.br/noticias/2021/09/14/consu-aprova-retomada-gradual-das-aulas-presenciais-nos-cursos-de-graduacao/ 

A coordenação de ciências sociais comunica que essa decisão não afeta em grande medida a dinâmica do nosso curso para o próximo semestre, que começará no dia 18 de outubro. A maciça maioria das nossas disciplinas é teórica e continuará a ser ministrada on-line, no modelo ERE. A nossa expectativa é que, depois de dois longos anos, possamos retornar o curso de ciências sociais de modo presencial a partir de abril de 2022, quando provavelmente começará o primeiro semestre letivo de 2022.

Porém, atenção! Algumas poucas disciplinas da licenciatura possuem componentes curriculares teórico-práticos, além dos estágios obrigatórios. A FACED ainda não deliberou como irá proceder com esses conteúdos. A coordenação acredita que essas informações não chegarão a tempo para a inscrição em disciplinas que começa na próxima semana, tendo em vista que os institutos ainda estão se organizando sobre o tema. Nesse sentido, recomendamos que o aluno que precisa cursar  disciplinas teórico-práticas e estágios na licenciatura este semestre, faça a inscrição normalmente pelo SIGA no momento oportuno e aguarde a primeira semana de aula para saber como será a dinâmica do curso, optando por cursá-lo ou não nesses primeiros dias de aula. Isso porque todas as disciplinas práticas também terão suas primeiras duas semanas on-line. Apenas a partir de 01 de novembro é possível que o professor/a demande alguma presencialidade do aluno/a na UFJF. 

Na segunda, dia 20 de setembro, será divulgada a grade de horários para 2021-2 no site da curso. As inscrições pelo SIGA ocorrem num período curto, entre os dias 22 e 24 de setembro. Fiquem atentos para os prazos! Enviaremos mensagem a todos com a grade de horários na segunda. Ainda estamos nos ajustes finais. 

 

Atenciosamente,
Raphael Bispo
Coordenação de Ciências Sociais