IMPORTANTE: Convocação para o ENADE 2021

Prezadxs alunxs,

O Ministério da Educação lançou o edital para o ENADE 2021 (em anexo). O ENADE é uma prova com questões objetivas e discursivas que tem o propósito de analisar a qualidade dos cursos de bacharelado e licenciatura a partir do desempenho dos alunxs concluintes. A prova este ano será aplicada de forma presencial, no dia 14 de novembro, no horário da tarde (13h 30 às 17h 30), provavelmente no campus da UFJF.

O ENADE é obrigatório para todxs alunxs concluintes convocados pela coordenação. A prova é considerada um “componente curricular”, tal como uma disciplina, “sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação”, conforme Edital anexado. Nesse sentido, todos os concluintes serão inscritos na prova pela coordenação e devem comparecer no dia do exame. Caso contrário, ficam em situação “irregular” no MEC e não podem colar grau.

A lista dos alunos concluintes que serão inscritos no ENADE segue em anexo e também está disponível no site da coordenação. Por favor, verifiquem a listagem e vejam se o nome de vocês consta no documento.

Importante! Caso o seu nome não esteja na lista, mas você pretende integralizar o bacharelado ou a licenciatura até 2022/1, por favor, solicite a inclusão de seu nome no ENADE respondendo a este e-mail. Até julho de 2022, só poderão colar grau nas ciências sociais os alunos em situação regular no ENADE.

Algumas dúvidas comuns:

“Por que eu sou concluinte se não termino a graduação agora?” Segundo o edital, estão convocados para a prova “aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de inscrições do ENADE 2021 [29 de agosto], ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022”. A coordenação analisou a carga horária de todos alunos do curso e incluiu no ENADE aqueles com cerca de 80% da carga horária mínima cursada.

“Estou na lista. Sou obrigado/a a fazer a prova em novembro?” Sim! Como dito anteriormente, só é possível colar grau os inscritos no ENADE que estiverem em situação regular. O aluno que faltar a prova será considerado “irregular”. A UFJF não pode colar grau de estudantes irregulares. No diploma e histórico do aluno ficam registrados sua situação no ENADE.

“Finalizo o curso agora em setembro (2021/1). Tenho que fazer a prova em novembro?” Sim! Infelizmente, para os alunos inscritos na colação de grau deste semestre, a UFJF só poderá realizar a colação após a prova em novembro e a liberação pelo MEC da listagem de alunos em situação regular no ENADE, no dia 15 de dezembro. Provavelmente, a colação de grau dos alunos de 2021/1 deve acontecer apenas em janeiro de 2022.

“Meu nome está na lista. O que faço agora?” Você deve aguardar outros e-mails da coordenação com informações sobre o ENADE a partir do dia 08 de agosto. Até lá, estaremos por conta da inscrição dos alunos no exame. Após esse período, faremos reuniões on-line com os habilitados, fornecendo instruções para o preenchimento de dados no sistema ENADE, questionário do estudante, dinâmica e conteúdo das provas, etc. Por enquanto, apenas aguardem.

“Meu nome NÃO está na lista. Devo me preocupar?” Não, ao menos que você pretenda concluir o curso até o período de 2022/1 (mais ou menos em julho do ano que vem). Isso porque o levantamento de concluintes é uma estimativa. Às vezes, o aluno não possui 80% da carga mínima no momento, mas pretende “correr para se formar” nos próximos períodos. Se for este o seu caso, responda a este e-mail solicitando inscrição no ENADE. Caso contrário, só se formarão até 2022/1 alunos regulares no ENADE.

“Na listagem, meu nome ainda está na ABI. O que fazer?” O aluno listado como ABI no documento em anexo deve responder ao outro e-mail enviado pela coordenação, optando pela modalidade bacharelado ou licenciatura. São alunos com cerca de 80% de carga horária mínima que ainda não decidiram se irão se formar primeiro em bacharelado ou licenciatura em ciências sociais. Não é possível fazer ENADE estando na ABI. Aqueles que não responderem ao e-mail de mudança de habilitação, serão automaticamente cadastrados no ENADE pela coordenação na modalidade bacharelado.

“Meu curso está trancado. Por que estou na lista?” Alunos trancados ainda são alunos da graduação! Podem desejar voltar a cursá-la em breve e vir a concluir o curso antes de julho de 2022. Sendo assim, conforme o edital, todos os alunos trancados com mais de 80% de carga mínima cursada devem ser incluídos no ENADE assim como os ativos.

Por fim, lembrem-se de Marcel Mauss! Antes de acharem que fazer o ENADE é uma “obrigação chata”, pensem no sistema de dádivas e contra-dádivas que constitui as nossas vidas em sociedade: a contra-dádiva de terem estudado em uma universidade pública, gratuita e de qualidade; nos vínculos com os alunos que continuam no curso, além dos tantos outros estudantes que ainda estão por vir nas ciências sociais e que dependem do empenho de vocês na prova.

Abraços

Estamos a disposição para dúvidas

Raphael Bispo

Lista de Inscritos – ENADE