INICIAL

O Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (CSO / UFJF), componente do Instituto de Ciêncas Humanas (ICH) possui habilitações em Bacharelado e Licenciatura. O ingresso no curso se dá via Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, no qual o aluno cumpre uma primeira aproximação de Ciências Sociais junto com outras disciplinas das Humanidades como Artes, Literatura, Filosofia, Religião.

Após o BI em Humanidades o discente que for cursar Ciências Sociais cumprirá um ciclo profissionalizante de 5 semestres, nos quais terá disciplinas concentradas em Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia, além de disciplinas de pesquisa e metodologia na área.

No último ano o aluno deverá redigir uma monografia de conclusão de curso, em uma das áreas listadas, que lhe dará o título de Bacharel em Ciências Sociais. Para a habilitação em Licenciatura, o aluno deverá cumprir o conjunto de disciplinas pedagógicas para esse fim disponíveis na Faculdade de Educação.

Se o discente quiser seguir para a Pós-Graduação, pode ingressar, mediante seleção, no Mestrado e depois no Doutorado em Ciências Sociais.