Fechar menu lateral

Corpo Docente

CORPO DOCENTE DA UFJF:

ALYSSON MIRANDA DE FREITAS

Possui graduação em Licenciatura (2007) e Bacharelado (2008) em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado (2010) e doutorado (2015) em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor EBTT da Universidade Federal de Juiz de Fora no Colégio de Aplicação João XXIII e professor no Programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física do Polo UFJF/IF Sudeste MG. Tem experiência na área de Física, com ênfase Física da Matéria Condensada e Ensino de Física, Atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopia de Materiais, Lente Térmica, Fotoacústica, Luminescência, Óptica, Novas Metodologias e Tecnologias para o Ensino de Física.

 

CELSO BANDEIRA DE MELO RIBEIRO
Possui graduação em Engenharia Civil pela UFJF (1996), mestrado em recursos hídricos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro PEC/COPPE/UFRJ (2001) e doutorado em recursos hídricos pelo Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa DEA/UFV (2007). Atualmente é professor associado da UFJF e atua como chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA). Em 2014 desenvolveu um estágio pós-doutoral pela Texas A&M University, EUA, trabalhando no Grupo de Pesquisa Vadose Zone Research Group (VZRG) desenvolvendo pesquisa com modelagem hidrológica em grande escala. Em 2015 participou como conselheiro titular no Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), na Unidade Regional Colegiada da Zona da Mata. Em 2016 atuou como coordenador de pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFJF. Atualmente, participa como membro titular do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). Atua nas áreas de planejamento e gestão dos recursos hídricos, estudos hidrológicos, manejo de bacias hidrográficas, modelagem da quantidade e qualidade da água, sensoriamento remoto, geoprocessamento, com foco na aplicação e desenvolvimento de ferramentas de suporte à decisão para gerenciamento dos recursos hídricos.

 

CHRISTIAN RICARDO RIBEIRO
Possui Graduação em Geografia (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005/2007), Especialização em Análise Ambiental pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental (2020) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2012) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente, é professor do Instituto Doctum de Educação e Tecnologia, em Juiz de Fora (MG). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Ambiental, Hidrogeografia, Geoecologia e Ecologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental; geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados à análise ambiental; hidrologia aplicada e gestão de recursos hídricos; planejamento ambiental de bacias hidrográficas; redes técnicas de infraestrutura e coesão territorial; regulação territorial de recursos hídricos e de serviços de abastecimento de água.

 

FRANCIENE APARECIDA DA SILVEIRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente é técnico administrativo em educação – Pedagoga da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação a distância (UaB).

 

GISLAINE DOS SANTOS

Gislaine dos Santos é Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2015), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Engenheira Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), possuindo especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Atualmente é professora Assistente na Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui experiência na área de gestão, elaboração e análise de projetos para fins cadastrais, arquitetônicos e de regularização de imóveis atuando principalmente nos seguintes temas: análise de projeto arquitetônico, topografia, ensino de engenharia e projetos integradores em engenharia civil.

 

JORDAN HENRIQUE DE SOUZA 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2010) na área de Sistemas de Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável, é doutor pela Universidade Federal Fluminense (2015) seguindo a mesma linha de pesquisa. Especializou-se em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (2014) e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) que possibilitou o desenvolvimento de diversos projetos de engenharia de caráter preventivo na Prefeitura de Juiz de Fora. Atuou como diretor e coordenador de curso das Faculdades Doctum de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Gestão de Projetos e de softwares relacionados, Orçamentos, Planejamento Estratégico na Construção Civil, Geoprocessamento, Transportes e Defesa Civil. Atualmente é professor dedicação exclusiva, coordenador do Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora e de projetos de Treinamento Profissional na área de levantamentos.

 

JÚLIA RIGHI DE ALMEIDA

Doutora em Geotecnia Ambiental – COPPE/UFRJ, com Doutorado Sanduíche na Universidade Joseph-Fourier (Grenoble/França). Mestre em Geotecnia Ambiental – COPPE/UFRJ (2011) e Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

KAROL ARAÚJO DURÇO
Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF; professor visitante do Instituto de Educação Continuada da PUC/Minas IEC Belo Horizonte-MG; e da Univix Faculdade Brasileira Vitória-ES. Ex-professor da Universidade Federal do Espírito Santo UFES e do Instituto Presidente Tancredo de Almeida Neves IPTAN São João del Rei-MG. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto UFOP; Especialização em Direito Empresarial e Relações do Trabalho pela UFJF; Mestrado em Direito Processual pela UFES; e Doutorado em Direito Público pela PUC/MG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Ferroviária, Direito Empresarial e Processo Civil.

 

MARCIO MARANGON

Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da UFJF (1988), Mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Engenharia Civil pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ entre os anos de 1990 e 1992. É Professor Titular da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo ingressado na instituição em 1992, onde leciona na graduação e pós-graduação, perfazendo 30 anos de magistério superior. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada e de extensão, na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica dos Pavimentos (solos tropicais, pedologia, metodologia MCT e resiliência); Fundações e Contenções; Infraestrutura Urbana (áreas de risco) e Rodoviária; Obras de Terra (aterros, taludes e segurança de barragens). Foi coordenador do curso de Engenharia Civil da UFJF (2014-2017) e membro da Comissão Assessora de Área – CAA, área Engenharia Civil, do ENADE-INEP-MEC (triênios 2016-2018 e 2018-2020). Tem experiência profissional em consultoria técnica e acompanhamento de obras na área de atuação. É consultor ad hoc da FACEPE – Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

 

MARCELO CANIATO RENHE

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e mestrado (2010) e doutorado (2017) em Computação Gráfica pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Atualmente atua como professor efetivo na UFJF. Tem interesse em simulação e animação física, métodos para renderização realista de cenas, entre outros tópicos da Computação Gráfica.

 

TATIANA TAVARES RODRIGUEZ
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto (de) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios de laboratório, estabilidade de taludes, colúvio, encosta e solos tropicais.

 

DOCENTES DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS:

 

CORONEL BM ALEXANDRE HUMIA CASARIM
Discente no Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduado em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Fundação João Pinheiro e Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (2016). Graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (1997). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015 e 2017). Atualmente é oficial – Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Defesa Social/Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento, susceptibilidade, riscos, interdição e movimento de massa.

 

 

MAJOR BM PATRICK TAVARES GOMES
Possui graduação em Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2004) e Curso de Especialização em Proteção e Defesa Civil pela Fundação João Pinheiro (2016). Tem vasta experiência na área de Proteção e Defesa Civil, com atuação relevante no Rompimento da Barragem em Miraí em 2007; Rompimento da Barragem em Mariana (2005) e no Rompimento da Barragem em Brumadinho em 2019.

 

 

CAPITÃO BM CARLOS EDUARDO GUILARDUCCI FONSECA
Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGADM) da Universidade Federal de Viçosa, possui especialização lato sensu em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) e bacharelado em Administração Pública pela UFJF (2020). É graduado no Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar, pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2011). Tem experiência profissional em gestão e gerenciamento de desastres, gestão e execução de unidade operacional do CBMMG, tendo exercido o comando de Pelotão em São João del Rei e Ubá e no atendimento operacional de rua do CBMMG, enquanto soldado, nas cidades de Belo Horizonte e Muriaé. Atualmente exerce a função de comandante de companhia em Ubá, sendo responsável pela gestão e gerenciamento dos pelotões subordinados em uma área que compreende 42 municípios. Atuou na Operação Brumadinho e exerce a função de docência em diversos cursos do CBMMG..