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Projetos GetSI

Agenda Centro de Ciências UFJF

É um projeto que foi dado ao GET-SI pela Coordenação de Curso de Sistemas de Informação devido a uma demanda relacionada a necessidade de criação de um sistema para realizar reservas e visitas ao centro de ciências da UFJF. O projeto prevê a criação de um sistema WEB que funcionará de forma parecida com os sites de compra de passagens, existem duas formas de usuário. Os administradores (o pessoal do centro de ciências) que podem cadastrar as visitas no site, com a informação do dia e da capacidade disponível, e o usuário comum (o público) que pode acessar o sistema e retirar um “ticket” no dia que quiser realizar uma visita. O sistema está sendo desenvolvido utilizando o NextJS13 e o PocketBase.

Cep-Flow

Foi proposto ao GET-SI em colaboração com a Prof.ª Bárbara de Melo Quintela uma demanda relacionada à necessidade de  elaborar um pequeno sistema em formato de “questionário” onde as questões iriam atuar direcionando o trabalho do pesquisador. A principal justificativa era que havia muita dificuldade e erros dos pesquisadores de qual era o caminho certo a ser seguido, logo o sistema viria ajudar a pular esse desentendimento. Foi proposto o uso de ferramentas para desenvolvimento web para que o questionário possa apresentar um formato simples e apelativo para incentivar que a pessoa pesquisadora siga até o final do checklist. O projeto foi iniciado utilizando REACT com foco principalmente nas animações feitas a partir do Frame Motion.

InLoco

O projeto consiste na elaboração de uma aplicação para gerenciamento de processos de coleta na área de limnologia. Ela conta com duas interfaces principais de usabilidade: um website, que servirá para o planejamento de uma coleta de dados a ser realizada, e um aplicativo mobile, no qual os pesquisadores de campo poderão anotar e armazenar os dados coletados. A aplicação está sendo construída com as tecnologias React.js para o website, React Native para o aplicativo móvel e Node.js, responsável pela gestão do banco de dados da aplicação por inteira.

Projetos Antigos

Rubik – Cubo mágico

Durante o primeiro período de 2022, foi proposto ao GET-SI uma demanda de extensão  sem fins lucrativos para o desenvolvimento de uma aplicação, pelo designer gráfico Daniel DeLucca. A aplicação consta como cubo mágico em formato digital, sendo possível a interação de múltiplos jogadores simultaneamente. A principal razão é que tal tipo de jogo,  além de entretenimento, desenvolve a cognição e a capacidade lógica, porém, se utilizado em uma interação coletiva, os benefícios alcançam patamares ainda maiores.

Assim, o projeto foi iniciado utilizando a linguagem que os getianos dominavam ANSI C, para o entendimento da lógica do problema, e depois foi migrado para o ReactJS e React Three Fiber para a renderização em três dimensões com a comunicação em rede por sockets via Nodejs.

Physarium

O projeto foi realizado em colaboração com a Profª Bárbara Quintela (DCC/UFJF) para a construção de um aplicativo e site para simulação de modelos de determinados fenômenos biológicos, relacionados à movimentação e reprodução de microorganismos. A principal justificativa é introduzir o usuário à experimentação de simulações computacionais, de forma a compreender a influência de fatores e parâmetros no resultado do modelo. O projeto em seu estado atual pode ser acessado em physarum .