Fechar menu lateral

2021

Título do Artigo: ENGENHARIA NA VIDA: CONCEITOS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO APLICADOS NO COTIDIANO 

Publicado em: XXI Sudeste PET (Encontro da Região Sudeste dos Grupos PET) UNESP  –  29/05/2021 – 06/06/2021 .

Autores: Lavínia Naval Silva, Angelina Kneip Figueiredo, Arthur Fernandes Rezende, Lorrayne Nogueira Pereira Duarte, Roberta Cavalcanti Pereira Nunes

RESUMO

Este artigo tem como objetivo principal apresentar como algumas das ferramentas da Engenharia de Produção podem ser utilizadas fora do ambiente empresarial para impactar positivamente e melhorar o cotidiano das pessoas. Para isso, o Grupo de Educação Tutorial de Engenharia de Produção (GET-Produção) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) elaborou a atividade Engenharia na Vida, que visa levar os conceitos de 5s, layout e planejamento estratégico (PE) de forma adaptada ao público-alvo, sendo este instituições de caridade, organizações não governamentais (ONG’s) e estudantes a nível escolar das redes públicas de ensino da cidade de Juiz de Fora. O Grupo pretende, através da atividade, um maior engajamento dos membros em questões sociais e uma melhoria da qualidade de vida dos beneficiários. Com isso, espera-se contribuir para a geração de oportunidades de aprendizados a todos ao longo da vida, retornando o conhecimento adquirido na universidade a aqueles que ainda não possuem acesso a esta. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Extensão. Responsabilidade social. 5s. Layout. Planejamento Estratégico.

Artigo Completo: PDF

 

 

Título do Artigo: Desafios de um Grupo de Educação Tutorial em trabalho remoto

Publicado em: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia COBICET   –  30/08/2021 – 03/09/2021 .

Autores:  Igor Augusto Delvivo, Lavínia Naval Silva, Cínthia Toledo Barbosa Corrêa, Ícaro Costa Amoroso Lima Fernandes, Roberta Cavalcanti Pereira Nunes

RESUMO

Este artigo tem como principal finalidade expor como ocorreu o processo de adequação da antiga jornada de trabalho do Grupo de Educação Tutorial (GET-Produção) de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora frente aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. O Grupo pretende, através da pesquisa, identificar quais ferramentas e práticas contribuíram para o progresso deste em realizar suas atividades de pesquisa, ensino e extensão durante o período de isolamento social. 

 

PALAVRAS – CHAVE:  Desafio; Remoto; Oficina; Ferramentas.

Artigo Completo: PDF

 

 

Título do Artigo: Utilização de um software para organização e integração de tarefas

Publicado em: XLIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e IV Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE – 28/09/2021 – 30/09/2021.

Autores: Victor da Silva Magalhães, Angelina Kneip Figueiredo, Arthur Fernandes Rezende, Lorrayne Nogueira Pereira Duarte, Lavínia Naval Silva, Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

RESUMO

O Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento que auxilia na execução de projetos. Com o intuito de auxiliar a implementação dele dentro do Grupo de Educação Tutorial de Engenharia de Produção (GET-Produção) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bem como tornar a gestão das atividades mais visual, o segmento utiliza um software de organização e o adapta para o ambiente em que está inserido. O presente trabalho tem o intuito de detalhar a utilização desse no grupo, assim como discutir a eficiência dele juntamente com uma gestão ágil. Para a coleta de dados, que incluiu membros ativos e egressos do GET-Produção, foi utilizado um formulário online. Por fim, o trabalho pretende sugerir a implementação de tais ferramentas a outros Programas de Educação Tutorial do Brasil.

 

PALAVRAS – CHAVE: Gestão; Scrum; Trello

Artigo Completo: PDF

 

 

Título do Artigo: Implementação de Ferramentas de Engenharia de Produção: O impacto em um Programa de Educação Tutorial

Publicado em: XLIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e IV Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE – 28/09/2021 – 30/09/2021.

Autores: Victor da Silva Magalhães, Lucimar Bonfá Coelho de Oliveira, Igor Augusto Delvivo, Juliana Veiga de Souza Frango, Roberta Cavalcanti Pereira Nunes 

RESUMO

Diante de um cenário no qual a capacitação contínua e uma gestão excelente são essenciais para o alcance de resultados, os membros do Grupo de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), optaram por descentralizar os aprendizados do seu curso para extendê-los para outras organizações estudantis, e assim contribuir para o desenvolvimento das mesmas. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar como a implementação de três oficinas dos temas de engenharia de produção – Layout, Planejamento Estratégico e 5s – impactaram positivamente em um Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica da UFJF. A pesquisa-ação foi usada como metodologia do estudo devido a ação direta dos pesquisadores com os participantes e a resolução dos problemas.

 

PALAVRAS – CHAVE: Planejamento Estratégico; Layout; 5s

Artigo Completo: PDF