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2018

Título do Artigo: Aplicação da metodologia 5S no Diretório Acadêmico da Engenharia na Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado em: XXIII ENAPET – Encontro Nacional de PET’s

Autores: Pedrosa, R. M. D.; Pereira, V. S.; Pumar, F. C.; Viana, J. F. P.; Nunes, R. C. P.

Resumo: Na Universidade Federal de Juiz de Fora, surgiu a demanda por parte do Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Engenharia de se implementar o programa 5S em seu ambiente de trabalho a fim de gerar melhorias na organização interna. Com esse objetivo, o DA propôs uma parceria ao Grupo de Educação Tutorial da Engenharia de Produção que foi aceita tendo em vista que ia ao encontro dos pilares do grupo – ensino, pesquisa e extensão – à sua missão e à sua visão definidas durante seu planejamento estratégico. O projeto constituiu-se de uma apresentação teórica sobre o programa 5S feita a partir de um material previamente preparado e uma dinâmica baseada na ferramenta Design Thinking. Com a aplicação de um survey no início da apresentação, foi possível obter dados sobre o conhecimento dos membros do DA a respeito da metodologia e sua aplicabilidade no segmento para futuras comparações. Foi notória a necessidade de comprometimento e boa interação entre todos os envolvidos no processo da dinâmica como forma de garantir os melhores resultados. Além disso, a dinâmica fomentou uma prática de feedback durante sua realização, potencializando o surgimento dos planos de ação. Estes foram, em sua grande maioria, realizados dentro do prazo estabelecido. Finalmente, a importância da aplicação do 5S para uma organização e a facilidade de replicação do projeto desenvolvido pôde ser constatada.

Palavras-Chave: Metodologia 5S, Diretório Acadêmico, Pesquisa-ação.

Artigo Completo: PDF

Título do Artigo: CLUBE DO ARTIGO: Um incentivo à produção científica

Publicado em: XXIII ENAPET – Encontro Nacional de PET’s

Autores: Silva, G. E. A.; Fernandes, I. A.; Villela, L. B.; Condé, U. D. C.; Nunes, R. C. P.

Resumo: Para a potencialização de uma produção científica de qualidade, é necessário que o pesquisador trabalhe continuamente sua leitura, análise e escrita. Neste artigo é apresentado um método de incentivo à produção científica denominado “Clube do Artigo”, o qual foi desenvolvido no Grupo de Educação Tutorial de Engenharia de Produção (GET Produção) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este método envolveu, em sua primeira fase, a leitura e discussão de trabalhos acadêmicos e, em sua segunda fase, foi incluída a escrita de resenhas críticas. Dentre os resultados alcançados por esta metodologia, pode-se ressaltar a publicação de quatro artigos em um período de sete meses desde o início de sua aplicação, além do desenvolvimento da capacidade de compreensão de trabalhos pelos membros do GET e o aumento da satisfação dos mesmos em fazer parte do grupo. Dessa forma, acredita-se que esta prática deve ser disseminada para outros PET’s que possuam dificuldades em publicar artigos, contribuindo para a elevação da qualidade dos trabalhos publicados e para uma maior transmissão dos conhecimentos adquiridos.

Palavras-Chave: Produção científica, resenha, leitura, escrita, artigo. 

Artigo Completo: PDF

Título do Artigo: Aplicação da ferramenta Scrum em grupos PET’s/GET’s

Publicado em: XXIII ENAPET – Encontro Nacional de PET’s

Autores:  Rabello, B. T.; Pumar, F. C.;  Gomes, L. A.; Pereira, V. S.; Nunes, R. C. P.

Resumo: Dentre as dificuldades encontradas em grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), um ponto que é frequentemente negligenciado é o gerenciamento de projetos, ocasionando dificuldades como: perdas de prazos, falha na comunicação, falta de transparência, entre outros. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do ensino superior e na formação de melhores profissionais, o Grupo de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu uma metodologia replicável para aplicação da ferramenta Scrum aos grupos PET’s, a fim de solucionar as dificuldades mencionadas. Esta metodologia inicia-se com um questionário de viabilidade de aplicação da ferramenta, apresentação dos princípios do Scrum, definição de cargos, definição das funcionalidades a serem desenvolvidas nos projetos e acompanhamento das reuniões e atividades iniciais. O resultado esperado para a aplicação da metodologia é o maior rendimento dos PET’s, pois, uma vez organizados, têm maior controle sobre suas ações, aumentando a produtividade. Assim, os pilares dos PET’s – ensino, pesquisa e extensão – podem ser mais efetivos e gerar maior impacto no meio acadêmico.

Palavras-Chave: Scrum, metodologia ágil, grupos PET’s, gerenciamento de projetos.

Artigo Completo: PDF.

Título do Artigo: Desenvolvimento de um método de ensino de Lean Manufacturing através da montagem de carrinhos LEGO.

Publicado em: XIV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção – Juiz de Fora/MG – 23/06/2018 a 24/06/2018.

Autores: Rabello, B. T.; Silva, G. E. A.; Alves, K. S. T. R.; Gomes, L. A.; Nunes, R. C. P.

Resumo: O Engenheiro de Produção tem o papel chave de levar para o mercado uma grande bagagem de conhecimento em redução de desperdícios e melhoria contínua nos fluxos produtivos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é criar um método prático de ensino do Lean Manufacturing, no intuito de disseminar o conceito e capacitar os aprendizes. Assim, foi desenvolvida uma oficina de montagem de carrinhos LEGO®, mesclando entretenimento e aprendizagem. Este artigo está estruturado da seguinte forma: primeiramente, é feito um referencial teórico sobre os conceitos referentes ao Lean Manufacturing, Fluxo de Valor e sobre dinâmicas em grupo como forma de ensino; logo após, dá-se início à metodologia, ou seja, como foi o processo de estruturação da dinâmica; em seguida, é dito sobre uma aplicação teste, os resultados esperados e, por fim, a conclusão.

Palavras-Chave: Lean Manufacturing; Engenharia de Produção; Oficina; Desperdícios.

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Título do Artigo: Disciplinas Básicas do Curso de Engenharia de Produção como Possível Causa da Retenção e Evasão.

Publicado em: XIV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção – Juiz de Fora/MG – 23/06/2018 a 24/06/2018.

Autores: Villela, L. B.; Condé, U. D. C.; Nunes, R. C. P.

Resumo: O presente trabalho surgiu de uma preocupação por parte da coordenação do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora com a retenção de seus alunos na graduação. Coube ao Grupo de Educação Tutorial encabeçar então pesquisas sobre o tema. Neste artigo consta o passo inicial de uma série de análises, neste primeiro momento com um foco na possível influência das disciplinas básicas da grade na retenção. Foram compilados o número de inscritos no semestre, número de aprovados, número de reprovados por nota e infrequência, número de pessoas que trancaram a disciplina e a média geral das notas das principais matérias dos 4 primeiros períodos do curso. A partir da análise desses dados, buscou-se apresentar possíveis relações entre eles, assim como propostas de intervenção que podem vir a minimizar o fator da retenção nesse período do curso.

Palavras-Chave: Retenção; Evasão; Ciclo Básico; Disciplinas.

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Título do Artigo: Análise do Índice de Reprovação na Disciplina de Tecnologia da Informação I da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado em: XIV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção – Juiz de Fora/MG – 23/06/2018 a 24/06/2018.

Autores: Souza Filho, R. S.; Pedrosa, R. M.; Viana, J. F. P.; Fernandes I. A.; Bittencourt, M. A.; D.2; Nunes, R. C. P.

Resumo: A análise de disciplinas é importante no âmbito acadêmico por proporcionar aos alunos a elevação da qualidade do ensino. Esse estudo foi realizado na disciplina de Tecnologia da Informação I da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o objetivo de pesquisar os dados do departamento sobre seus elevados índices de reprovação. Para a presente pesquisa foram aplicados questionários em cada uma das três avaliações da disciplina para coleta de dados que, posteriormente, foram analisados e avaliados através da construção de correlações entre as respostas obtidas. Este trabalho apresenta as etapas seguidas para a realização do estudo, juntamente com as referências e objetivos que o motivaram. Além disso, apresenta de forma descritiva os resultados obtidos após a análise de
dados e uma conclusão sobre o que foi observado.

Palavras-Chave: Reprovação, Análise de Disciplina, Tecnologia da Informação.

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Título do Artigo: Análise do Índice de Reprovação na Disciplina de Tecnologia da Informação I da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado em: XVIII Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste – Jaboticabal/SP – 28/04/2018 a 01/05/2018.

Autores: Bittencourt, M. A.; Fernandes I. A.; Viana, J. F. P.; Pedrosa, R. M. D.2; Nunes, R. C. P.; Souza Filho, R. S.

Resumo: Uma análise de disciplina é importante no âmbito acadêmico por proporcionar aos alunos a elevação da qualidade do ensino. Esse estudo foi realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora, como um dos meios de analisar o elevado índice de reprovação na disciplina de Tecnologia da Informação I (TI I). Para a presente pesquisa, foi aplicado um questionário durante as avaliações da disciplina para coleta de informações. Este resumo expandido apresenta as etapas realizadas juntamente com as referências e objetivos que o motivaram. Além disso, apresenta de forma descritiva os resultados obtidos após a análise de dados.

Palavras-Chave: Reprovação, Análise de Disciplina, Tecnologia da Informação.

Artigo Completo: PDF.