UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Informações do Evento

Você está em: Eventos > GETMeeting > Informações do Evento

 

O X GETMeeting é um evento organizado pelo Grupo de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação (GETComp) voltado para os alunos do Departamento de Ciência da Computação e áreas afins da UFJF e é aberto para a participação de pessoas interessadas em tecnologia. O evento é constituído de minicursos a serem ministrados por alunos ou profissionais ligados à área de Ciência da Computação, além da apresentação de trabalhos no Workshop de Trabalhos de Graduação e palestras. Este ano o evento ocorrerá de forma remota.

 

Atividades previstas no evento:

SEXTA-FEIRA (22/07/2022)

Horário

Local

Evento

9:00 às 12:00

Link

Minicurso: Segurança da informação em redes de computadores: Introdução a conceitos e práticas

18:00 às 19:30

Link

Palestra: Jogos para contextos complexos

Tadeu Moreira de Classe

19:30 às 21:00

Link

Palestra: Da UFJF para o mundo: a jornada de uma ex-aluna por grandes empresas de tecnologia

Elisa Portes Amorim

SÁBADO (23/07/2022)

Horário

Local

Evento

9:00 às 12:00

Link

XII Workshop do DCC – Programação

13:00 às 17:00

Link

Minicurso: Construindo Aplicações Desktop Multiplataforma com ElectronJS

Lesley Andreza

Minicursos

Segurança da informação em redes de computadores: Introdução a conceitos e práticas

Resumo

Neste minicurso serão apresentados alguns conceitos elementares em segurança da computação, bem como alguns exemplos práticos de ataque e defesa.

 

Ministrantes

Leonardo Azalim de Oliveira possui graduação em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2020). Atualmente é Bolsista da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Ciência da Computação.

 

Edelberto Franco Silva é Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) na mesma instituição. Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), respectivamente em 2011 e 2016. Participou/Participa de diversos projetos de pesquisa financiados pela RNP, FINEP, FAPERJ, TBE, FAPEMIG, PTI, FAPESP, CAPES e CNPq. É um dos pesquisadores líderes do Laboratório NetLab da UFJF, pesquisador no Ciência de Segurança Computacional e Segurança de Redes (CCSC) da UFPR e membro do IEEE, Internet Society e SBC. Participou da implantação da rede eduroam no Brasil e na América Latina. Foi coordenador do comitê assessor de pesquisa da área de Engenharias e Computação na UFJF junto à pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança em Redes de Computadores e Redes de Computadores.

Construindo Aplicações Desktop Multiplataforma com ElectronJS

Resumo

Neste minicurso, iremos entender como o ElectronJS funciona, como usar o Chromium, o NodeJS e usar o poder das tecnologias Web para criar aplicativos nativos para Linux, Windows e MacOS.

 

Ministrante

Lesley Andreza é desenvolvedor JavaScript há 10 anos e nos últimos anos trabalha com foco em desenvolvimento multiplataforma, tem usado o ElectronJS desde antes do lançamento de sua primeira versão estável e é apaixonado pelas tecnologias Web e o que elas podem oferecer.

 

Palestras

Jogos para contextos complexos

Resumo

Jogos digitais estão presentes nas vidas de milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo um dos mercados do ramo de entretenimento mais promissores dos últimos anos, ultrapassando mercados clássicos como músicas e filmes. Devido às suas poderosas características de engajamento e aprendizado, os jogos digitais se apresentam como ferramentas inovadores para serem aplicadas em diferentes áreas, indo desde educação até governo. Neste contexto são inseridos os jogos para contextos complexos. Estes são jogos com propósito de transmitirem mensagens, ensinar a prover compreensão e reflexão aos jogadores, não apenas em ambientes educacionais, mas em ambientes críticos (saúde, governo, organizações etc.) no qual as pessoas precisem adquirir conhecimento mas, para além disso, exercitar o pensamento crítico sobre as situações apresentadas nos jogos. Nesta palestra, serão discutidos não apenas os conceitos fundamentais para ingressar em pesquisas da área de jogos mas, também, alguns dos trabalhos que estão em andamento nesta temática.

Palestrante

Tadeu Moreira de Classe é Doutor em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO / PPGI – 2019) na temática de Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio. Participante do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM/UNIRIO). Mestre em Ciência da Computação na Universidade Federal de Juiz de Fora (PGCC / UFJF – 2014). Graduado no Curso Bacharelado em Sistemas de Informações do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF – 2011). Técnico em Informática Industrial pelo Colégio Técnico Universitário (CTU/UFJF – 2007). Analista de Sistemas com vários anos de experiência.

Da UFJF para o mundo: a jornada de uma ex-aluna por grandes empresas de tecnologia

Resumo

Nessa palestra vamos ouvir a trajetória acadêmica e profissional de uma ex-aluna de Ciência da Computação da UFJF. Formada em 2007, ela já passou pela Microsoft e hoje trabalha em uma outra grande empresa. O objetivo desta palestra é compartilhar um pouco de sua experiência profissional de se trabalhar nestas empresas, já que quando ainda estamos na graduação, grandes empresas como essas podem parecer muito distantes da nossa realidade. Ela irá discutir alguns projetos desenvolvidos na academia e indústria, além de apresentar um relato pessoal da trajetória acadêmica que a trouxe até aqui, refletindo sobre oportunidades e competências esperadas de profissionais da computação que almejam seguir por caminhos semelhantes.

Palestrante

Elisa Portes Amorim possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Calgary (2016). Durante seu doutorado, Elisa fez um estágio de 3 meses como engenheira de software na Microsoft, onde aprendeu como sua pesquisa podia ser aplicada em dados reais. Desde então, Elisa decidiu pela carreira na indústria e hoje atua como engenheira de software em outra grande empresa. Ela atualmente mora em Seattle, EUA, com seu marido e dois filhos. 

Apoio:

dccpgcc_ufjf