Fechar menu lateral

Histórico e Descrição

A UFJF foi criada pela Lei 3.858 de 23 de dezembro de 1960, por ato do então presidente Juscelino Kubitschek. Sua formação se deu com a agregação de estabelecimentos de ensino superior de Juiz de Fora, reconhecidos e federalizados. Em 1969 foi construída a Cidade Universitária a fim de se concentrar os cursos em um único local. Hoje, a UFJF oferece 44 cursos de graduação, 29 mestrados acadêmicos, 4 profissionais e 15 doutorados, além de cursos de Educação Profissional e Média, através do Colégio Técnico Universitário e do Colégio de Aplicação João XXIII.

Nosso curso de Filosofia deriva de um desses estabelecimentos de ensino incorporados à União, a antiga Faculdade de Filosofia e Letras (FAFILE). Esta instituição de origem católica remonta à 1944 e foi fundada com os cursos de Ciências Sociais, Letras Clássicas e Letras Anglo-Germânicas. Foi um dos primeiros centros de educação da cidade de Juiz de Fora e, apesar de sua “área de concentração”, deu origens a cursos como o de Jornalismo (1958) ou a Licenciatura em Ciências Físicas e Biologia, no ano de sua incorporação definitiva à União, através da UFJF, em 1968. É também desse ano o reconhecimento do curso de Filosofia, fundado em 1966.

Os atuais bacharelado e licenciatura em Filosofia da UFJF começaram a funcionar em 01/03/1969 e foram reconhecidos pelo Decreto 75.512 de 19/03/1975. Desde a sua criação o curso tem funcionado com um projeto pedagógico abrangendo as duas habilitações bacharelado e licenciatura.

Neste novo projeto, a oferta das vagas é feita separadamente para cada habilitação, que deve ser escolhida pelo aluno antes da matrícula. De modalidade presencial, oferece 70 vagas pretendidas/autorizadas, sendo 40 para a licenciatura e 30 para o bacharelado. Estas vagas estão distribuídas em turmas de no máximo 70 alunos, turno diurno (integral), sendo 50% delas reservadas aos egressos do Bacharelado Interdisciplinar da UFJF – BI (10 na licenciatura e 7 no bacharelado do primeiro semestre, e 10 na licenciatura e 8 no bacharelado do segundo semestre). Estes alunos contam com regime curricular diferenciado que será descrito adiante. A carga horária total do bacharelado convencional é de 2400 horas em regime de matrícula anual, com integralização prevista de 8 semestres, mínima de 5 semestres e máxima de 14 semestres. A da licenciatura convencional é de 3200 horas, com integralização prevista de oito semestres, com mínima de 6 semestres e máxima de 16.

O curso hoje é coordenado pelo Prof. Humberto Schubert Coelho. Seu NDE atual inclui, além do Coordenador de Curso, os Professores Luciano Vicente, Luciano Camerino, Luiz Antônio da Silva Peixoto e Nathalie Barbosa de la Cadena. O tempo médio de permanência do corpo docente no curso é de 15,8 anos. Nosso curso passou por um grande processo de renovação docente nos últimos oito anos, que culmina hoje com a adoção desse novo projeto pedagógico e com a pós-graduação stricto sensu em filosofia.