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Concepções de Curso

Os cursos oferecidos pelo Departamento de Filosofia formarão bacharéis ou licenciados na área. O bacharelado se caracteriza principalmente pela pesquisa, em geral direcionada aos programas de pós-graduação, bem como ao magistério superior. A licenciatura, orientada também pelas Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em cursos de nível superior e pelo Projeto Pedagógico das Licenciaturas da UFJF, volta-se, sobretudo, para o ensino de Filosofia e sua pesquisa ao nível médio. Ambos os cursos oferecem substancialmente a mesma formação, em termos de conteúdo e de qualidade, organizada em torno de três eixos básicos cada.

Os dois eixos comuns são o de História da Filosofia e o dos estudos sistemáticos de problemas filosóficos. O eixo histórico tem por objetivo proporcionar às graduandas e graduandos uma sólida formação filosófica generalista, construindo seu conhecimento filosófico através do estudo dos argumentos e conceitos mais influentes da história do pensamento. O segundo eixo comum, o sistemático, introduz o aluno a problemas filosóficos apresentando as ideas organizadas em torno de problemas clássicos da Filosofia.

O Bacharelado contará ainda com um terceiro eixo, o da pesquisa, que tem como objetivo capacitar os estudantes para a investigação filosófica, através de oficinas de leituras e investigações de textos, participação em grupos de pesquisa, inciação científica e elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC), uma monografia original. Esse será desenvolvido a partir da escolha do professor orientador pelo aluno, escolha essa que será limitada ao número máximo de 5 orientações simultâneas por professor e por sua aceitação. A monografia deverá ser avaliada por uma banca composta do professor orientador e dois professores da casa, sendo possível a substituição de um desses por um membro externo.

Já o terceiro eixo da Licenciatura será o pedagógico, no qual os estudantes, futuros professores do ensino médio, estudarão os conteúdos básicos de formação de professores e participarão de estágios e aulas práticas.

Este desenho está direcionado a reforçar a ênfase histórica do curso. Acreditamos que o longo trabalho de construção do domínio dos conceitos e formas de argumento pelo estudante requer um elenco de disciplinas que os apresente, seguindo o mesmo percurso de construção do pensamento humano, à tradição da filosofia ocidental. Da mesma forma, procuramos circunscrever o eixo histórico aos cinco primeiros períodos para, primeiro, permitir aos egressos do Bacharelado Interdisciplinar completá-lo em mais dois anos e meio sem prejuízo de sua ordem lógica, segundo, para permitir que os últimos semestres do curso sejam dedicados à disciplinas eletivas.

Assim, complementando esse perfil generalista (também fundamental para o bom exercício do magistério no ensino médio), temos uma das maiores inovações do atual projeto em relação ao anterior: a ênfase nas eletivas e disciplinas de pesquisa. Criamos as disciplinas de Seminários de Análise de Textos Filosóficos, propiciando uma integração adequada da graduação aos grupos de pesquisa do departamento, que está no momento propondo a CAPES a criação de seu Curso de Mestrado (em conjunto com professores dos departamentos de Ciências da Religião e Psicologia).

O que norteará estas disciplinas, assim como o curso como um todo, é a leitura de textos filosóficos clássicos. Sabemos que aquilo que se apresenta como “prática” em Filosofia, diz respeito à discussão e produção de textos. A atividade de leitura é, portanto, o elemento essencial na formação do bacharel ou licenciado em Filosofia, razão de nossa preocupação em propor, especialmente no Bacharelado, uma quantidade de disciplinas por semestre que não inviabilize o tempo de leitura e evite a multiplicação exagerada de temas e textos.

O curso faz uso extenso das tecnologias de informação e comunicação disponíveis. Dispomos em todas as salas de computador com acesso à internet e projetor datashow. Usamos o recurso do programa Skype para propiciar comunicação com professores de outras instituições. Igualmente, vários professores fazem uso de projeções de slides em suas aulas e acessam a internet em busca de informações. A rede de emails da universidade é usada para comunicação com os alunos assim como recursos a e-grupos. As ementas, programas e outras informações do curso estão disponíveis tanto pelo site do curso quanto pela rede da Universidade, o SIGA.

Há ainda em nosso curso, em larga medida, uma formação comum ao Bacharel e ao Licenciado, razão pela qual permanece a possibilidade do aluno solicitar reingresso para a habilitação não escolhida originalmente depois de concluir sua opção original. Evita-se com isso a irreversibilidade de uma decisão prematura e ao aluno é oferecida a possibilidade de obter a outra habilitação somente cursando os módulos restantes.

No entanto, houve uma substancial modificação no currículo propiciando perfis bastante definidos às duas diferentes habilitações. Essas inovações foram basicamente de dois tipos: as advindas de exigências legais e as advindas de um diagnóstico de fragilidades do antigo currículo. As mudanças atuais tem o objetivo de torná-lo mais flexível e direcionado não só à formação generalista mas à formação em pesquisa.

Podemos elencar entre as principais inovações a: 1) alteração de carga horária no Bacharelado e Licenciatura; 2) ingresso independente nas habilitações, que devem ser escolhidas antes do curso; 3) distinção didático-pedagógica entre Licenciatura e Bacharelado com vistas à formação específica de cada habilitação; 4) aumento da flexibilização do currículo através da diminuição da carga obrigatória e aumento da carga eletiva; 5) redistribuição da carga horária das disciplinas segundo o tipo (obrigatórias, eletivas, optativas, monografia e disciplinas pedagógicas), visando flexibilizar a organização dos componentes curriculares; 6) criação de disciplinas voltadas para a pesquisa estimulando a formação de grupos de trabalho, seminários e debates e finalmente o 7) estabelecimento de novos critérios para integralização do curso para egressos do Bacharelado Interdisciplinar.

A escolha entre os currículos será feita pelos estudantes já matriculados no semestre de sua implantação. A transição entre o antigo e o atual será suave e sem problemas de oferta uma vez que nenhuma disciplina do currículo antigo deixará de ser oferecida regularmente. Nenhuma disciplina foi extinta, algumas somente deixaram de ser obrigatórias.