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Competências e Habilidades Desenvolvidas

Seguindo as recomendações que se encontram nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Filosofia, fixadas pelo Parecer CNE-CSE no 492/2001, podemos definir da seguinte maneira as competências e as 9 habilidades que se devem esperar do Bacharel em Filosofia e que a organização curricular do Curso de Graduação deve propiciar:

  • Capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento;
  • Capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política;
  • Capacidade para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica;
  • Compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais;
  • Percepção da integração necessária entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como com o agir pessoal e político;
  • Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.
  • Capacidade de leitura e compreensão de textos filosóficos em língua estrangeira
  • Competência na utilização da informática.

No que concerne ao Licenciado, a essas competências e habilidades se somam àquelas estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica (níveis Fundamental e Médio), fixadas pelo Conselho Nacional de Educação na Resolução CNE-CP no 1, de 18/02/2002 (publicada no D.O.U., de 04/03/02, Seção I, p.8; republicada com correções no D.O.U., de 09/04/02, Seção I, p. 31).