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Descrição

Uma feira de ciências é definida como “…uma exibição competitiva de trabalhos científicos desenvolvidos e apresentados por estudantes sob
supervisão de professores e outras pessoas interessadas. Ela proporciona uma excelente oportunidade para estudantes com imaginação e iniciativa
apresentarem suas ideias…” [1]. Ao longo dos anos, as Feiras de Ciências se tornaram uma ferramenta fundamental nos processos de educação e
divulgação científica em todo o mundo [2]. No popular: “A melhor forma de aprender é fazendo”[3]. Um dos motivos disto é que a construção de um
experimento envolve o diálogo entre o professor e o aluno, e deste diálogo advém a compreensão por parte do professor das dificuldades do aluno e
seus interesses, melhorando a efetividade do seu trabalho[4]. Eventualmente, a realização do trabalho também desperta no estudante um interesse
pelo assunto abordado do qual ainda não tinha consciência.
Além do ensino de ciências propriamente dito, a participação em uma feira tem um papel importante na formação ética e política do aluno, à medida
que provoca atividades que necessitam de participação em grupo e interação social construtiva. A Feira de Ciências constitui, assim, também
importante ferramenta para a construção de uma efetiva da cidadania. “…será útil desde logo retirar o pedestal do professor, para apresentar-se
como orientador de trabalho conjunto, coletivo e individual, de todos”[5]. Além disso, permite a compreensão da CIÊNCIA não como um corpo
estático de conhecimentos, mas antes como uma ATITUDE, racional e crítica, em relação às vicissitudes do quotidiano e dos fenômenos da
Natureza.
Diante do exposto, a Universidade, como ambiente de formação de professores tanto de ensino fundamental quanto médio, tem responsabilidade e
mesmo obrigação de promover este tipo de evento, no contexto social em que está inserida. Nossa iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento
profissional, ético e cultural dos professores da nossa região, além de construir as bases para um processo virtuoso de inclusão social via atração de
jovens talentos, possivelmente de camadas menos favorecidas da população, às carreiras técnico-científicas que são oferecidas em cursos regulares
da nossa Instituição.
1 UNESCO, SCIENCE TEACHING SERVICES NO. 11, “The Science Fair – Tool of Science Education”, disponível em
unesdoc.unesco.org/images/0015/…/154690eb.pdf
2 ACTA SCIENTIAE – v.4 – n.2 – jul./dez. 2002
3 http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/valorizacao-feira-ciencias.htm
4 http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_em_ciencias/0006.html
5 DEMO, P. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados. 1997

Veja também: Histórico, Fotos Edições Anteriores.

Feira de Ciências do Departamento de Física