UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre a FAU

Você está em: Institucional > Sobre a FAU

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFJF) foi criada pelo Conselho Superior da UFJF em 29 de agosto de 2014. Sua história, contudo, tem início com o Curso de Arquitetura e Urbanismo que fez parte da Faculdade de Engenharia de 1992 até a criação da faculdade. Em 1995 foi formado o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (AUR). Com a FAU, o AUR está funcionalmente extinto, pois deu origem aos departamentos: (1) Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (DPRT) e (2) Departamento de Projeto, História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo (DPHT). Ambos Departamentos constituem as menores células administrativas na Unidade. Além dos departamentos a estrutura da FAU contém setores de coordenação de graduação, secretaria da unidade e laboratórios de ensino, pesquisa e extensão. Soma-se a isto os núcleos/grupos de pesquisas. (Organograma da FAU)

Para atender, aproximadamente 400 alunos regularmente matriculados, há 27 professores efetivos e 8 técnicos administrativos em educação (TAE). Também é frequente a presença de professores substitutos para necessidades momentâneas (afastamentos para capacitação e outras). Além da excelente qualificação dos professores, onde todos são pós-graduados e mais de 20 deles tem doutorado concluído, os servidores técnicos também apresentam ótima qualificação, sendo que três deles são arquitetos e urbanistas que estão atuando diretamente nos laboratórios. Também temos, no quadro de TAE’s, profissionais formados em outras áreas do conhecimento: administração de empresas, advogado, serviço social e tecnologia da informação. Há que se ressaltar que entre os TAE’s a maior parte deles já possui pós-graduação com título de mestre em ciências. A unidade conta com empresas terceirizadas para serviços gerais. A UFJF nos dá suporte, por meio das pró-reitorias e servidores da administração superior, em diversos serviços, tais como: aspectos referentes a gestão de pessoas (contratações, recursos humanos etc.) e manutenção da infraestrutura,  entre outros.

No que tange às atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, a faculdade possui frequentemente: núcleos de pesquisas, Grupo de Educação Tutorial (GET-UFJF), bolsas de monitorias, bolsas de Treinamento Profissional (TP-UFJF), tem diversos projetos de extensão em andamento, tem projetos de pesquisas aprovados por agências de fomento (FAPEMIG e CNPq), tem projeto aprovado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt) do MEC, a FAU está com um conselheiro na atual composição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MG), tem colaborado com o Ministério Público do Estado de Minas, entre outras. Além disso, participa colaborativamente no Programa de Mestrado em Ambiente Construído (PROAC). Por fim, há que se notar as ações e participação de discentes por meio das organização de atividades pelo Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CACAU), como coletivo, e também de atividades de alunos individualmente, bem como da presença de representantes no Conselho de Unidade e departamentos. 

 

LOCALIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA

O abrigo da FAU é no Campus de Juiz de Fora da UFJF. A infraestrutura física, entendida estrategicamente como em constante transformação, possui duas unidades: o conjunto de salas de aulas, localizada no Edifício Itamar Franco, onde trabalha-se em parceria com a Faculdade de Engenharia e a nossa principal referência de endereço, informalmente nomeado de “galpão da arquitetura”, que é uma edificação da década de 1970, remanescente das construções iniciais do idealizador da Arquitetura e Urbanismo do campus universitário, Engenheiro Arthur Arcuri. Nossos vizinhos são a Faculdade de Engenharia (Fac.Eng), o Instituto de Artes e Design (IAD) e o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), além do restaurante Universitário.

O histórico do galpão da Arquitetura e Urbanismo é o quarto de cinco edificações idênticas (em termos volumétrico e fechadas) presentes na plataforma. Nele funcionou o Curso Técnico da UFJF (CTU), depois transferido e transformado em Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE-MG). A FAU herda a estrutura do antigo AUR. Ela conta com dois pavimentos e o arranjo espacial pode ser subjetivamente subdividido nos seguintes setores: (1) primeiro pavimento – hall, laboratórios, apoio administrativo (secretarias da unidade e coordenação) e apoio de serviços e (2) segundo pavimento – gabinetes de docentes, núcleos de pesquisas, laboratório ECOS, apoios de serviços e atividades estudantis (centro acadêmico).

Em relação à biblioteca, a FAU conta com a estrutura da UFJF que compões um Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) com diversas bibliotecas setoriais que são interligas por meio virtual. Especificamente, os membros da unidade estão associados à biblioteca setorial de Ciências e Tecnologias.

Para mais detalhes visite as páginas: 

 

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA/ TELEFONES/ E-MAIL:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/UFJF